Divulgação – Rosângela Moro

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu nesta quarta (26) manter o mandato da deputada federal Rosângela Moro (União-SP), em processo apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que buscava cassação pela mudança de domicílio eleitoral. Para a Justiça, a troca não foi ilegal. Em entrevista ao Blog da Martha Feldens, a deputada disse que vai continuar trabalhando por São Paulo até o fim do mandato e que não vai disputar as eleições municipais de Curitiba.

Leia mais

Rosângela Moro foi eleita em São Paulo com 217 mil votos

Rosângela Moro foi eleita por São Paulo em 2022 com 217.170 votos, porém transferiu o título de eleitor novamente para o Paraná em março de 2024. O PT alegava na ação “fraude à representatividade” contra os eleitores que deram o mandato de Rosângela por São Paulo.

“A condição de elegibilidade de domicílio eleitoral na circunscrição onde o candidato irá concorrer deve ser aferida no momento do registro da candidatura, inexistindo previsão legal que impeça o candidato de alterar seu domicílio posteriormente”, alegou o desembargador Guilherme Frederico Hernandes, relator do processo.

Relembre o caso

Rosângela transferiu o título de eleitor de volta para o Paraná, mesmo domicílio eleitoral do marido, o senador Sérgio Moro (União-PR) no começo de março. Foi um mês antes de o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) começar o julgamento que poderia cassar o mandato do ex-juiz no Senado. Na época, o comentário era que ela transferiu o título para ser uma opção de candidatura ao Senado no lugar do marido, caso tivesse o cargo cassado, o que acabou não acontecendo.

Lançamento de livro

O lançamento de um livro sobre a Lava Jato no último dia 10, em Curitiba, reuniu o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR), o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo-PR) e o ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. O livro “Lava Jato: Histórias dos Bastidores da Maior Investigação Anticorrupção do Brasil”, da jurista e professora Ligia Maura Costa, foi na Livraria da Vila, no shopping Pátio Batel, com uma sessão de autógrafos.

O material de divulgação de “Lava Jato: Histórias dos Bastidores da Maior Investigação Anticorrupção do Brasil” diz que o livro “é uma obra fascinante que coloca o leitor no centro de um dos episódios mais controversos da história brasileira. Com narrativas baseadas em depoimentos orais de figuras centrais da Lava Jato – incluindo procuradores, magistrados, advogados e especialistas – o livro desvela bastidores polêmicos e oferece visões contrastantes sobre a operação”.