urna
Foto: José Cruz/ Agência Brasil

A juíza Cristine Lopes, da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, suspendeu a divulgação da pesquisa AtlasIntel, registrada sob o número PR-05266/2024, divulgada neste sábado (5).

Leia mais

A suspensão foi pedida pela coligação Curitiba + Social e Humana, liderada pelo candidato Luciano Ducci (PSB), representado pelo advogado Luiz Eduardo Peccinin.

A juíza fundamentou sua decisão na falta de transparência metodológica da AtlasIntel, especificamente no uso de questionários eletrônicos para a coleta de dados.

“DEFIRO a liminar pleiteada para o fim de determinar que a impugnada suspenda imediatamente a divulgação da pesquisa PR-05266/2024, sob pena de aplicação de multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais)”, escreveu a juíza.

Segundo a magistrada, essa metodologia impede a verificação da regularidade e consistência das informações, levantando dúvidas sobre a veracidade dos resultados apresentados.

A decisão destacou que, apesar da ausência de critérios específicos na legislação eleitoral para a fiscalização de pesquisas digitais, a metodologia adotada pela AtlasIntel não garantiu o rigor necessário para assegurar a confiabilidade dos dados.

A decisão de Cristine Lopes impõe uma pausa imediata na divulgação dos resultados da AtlasIntel, sob pena de multa de R$ 10.000,00.

A empresa responsável pela pesquisa, AtlasIntel Tecnologia de Dados Ltda., foi notificada para cumprir a suspensão.