politica
Só em Curitiba, 19 mil cancelados (Marcello Casal Jr/Abr)

As eleições municipais se aproximam e, no Paraná, atualmente há 8,5 milhões de pessoas aptas a participar do pleito que definirá os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das 399 cidades do Estado pelos próximos quatro anos (2025-2028). Este contingente, no entanto, poderia ser ainda maior. É que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estima que 190 mil paranaenses estariam com o título de eleitor cancelado, sendo 19 mil apenas em Curitiba.

De acordo com Cleber Willian Rodrigues de Lara, chefe da Seção de Gestão de Sistemas do Cadastro Eleitoral do TRE-PR, o cancelamento do título ocorre por motivos diversos, mas a presente estimativa considera as duas situações de cancelamento mais comuns: ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado (quando eleitores inscritos numa Zona Eleitoral são convocados para se apresentar à Justiça Eleitoral, com objetivo de verificar a regularidade da inscrição eleitoral de cada um dos eleitores convocados e, se necessário, atualizar os dados biométricos).

No caso paranaense, por exemplo, há um total de 190.221 pessoas com o título cancelado. Deste total, 66.605 são eleitores que não compareceram a três eleições consecutivas e nem justificaram a ausência. Outros 123.616 já tiveram o título cancelado por não comparecer à revisão do eleitorado. Já em Curitiba, onde o eleitorado apto soma 1,42 milhão de pessoas, são 19.011 eleitores nessa situação, todos eles por se ausentarem em pleitos seguidos e não justificarem a ausência.

“Em Curitiba foi onde tivemos uma das primeiras revisões do eleitorado, então não temos tantos eleitores com o título cancelado por essa situação. No interior, contudo, tem muito. Em Curitiba, são só eleitores que deixaram de votar nas últimas eleições”, explica Cleber Willian. “[Para ambas as situações] São pessoas que podem vir a fazer a regularização e passar a integrar o contingente do eleitorado apto [a votar]”, emenda ainda o servidor do TRE-PR.

Ocorre que a Justiça Eleitoral não envia nenhum comunicado informando o cancelamento do cadastro eleitoral. Para verificar se o seu título de eleitor está regular, então, é necessário consultar a situação do documento, o que pode ser feito acessando o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicando em “Autoatendimento Eleitoral” no menu de “Serviços”, no canto direito da página.

Em seguida, clique em “Título eleitoral” e selecione a opção de número 7, “Consultar situação eleitoral”. Depois, só inserir o número de seu título eleitoral, CPF ou nome completo e apertar em “Entrar” para verificar se seu título eleitoral está regular ou não. Caso esteja com o título de eleitor cancelado, é necessário fazer a regularização até o dia 8 de maio, já que após essa data o cadastro eleitoral para o pleito deste ano estará fechado para novas inscrições e outros procedimentos.

“Para fazer a regularização, basta juntar a documentação com foto oficial e comprovante de residência e comparecer no Cartório Eleitoral para fazer a operação de revisão. Pode ser que tenha alguma multa eleitoral pendente se a pessoa deixou de votar, mas ai é só pagar a multa e, através do requerimento, já regulariza o cadastro eleitoral”, afirma ainda Cleber.