Mais de 190 mil pessoas estão com o título de eleitor cancelado no Paraná

Situação ocorre por conta de ausência em três pleitos seguidos ou não comparecimento

Rodolfo Luis Kowalski
politica

Só em Curitiba, 19 mil cancelados (Marcello Casal Jr/Abr)

As eleições municipais se aproximam e, no Paraná, atualmente há 8,5 milhões de pessoas aptas a participar do pleito que definirá os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das 399 cidades do Estado pelos próximos quatro anos (2025-2028). Este contingente, no entanto, poderia ser ainda maior. É que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estima que 190 mil paranaenses estariam com o título de eleitor cancelado, sendo 19 mil apenas em Curitiba.

De acordo com Cleber Willian Rodrigues de Lara, chefe da Seção de Gestão de Sistemas do Cadastro Eleitoral do TRE-PR, o cancelamento do título ocorre por motivos diversos, mas a presente estimativa considera as duas situações de cancelamento mais comuns: ausência à votação em três eleições consecutivas sem apresentar justificativa e não comparecimento à revisão do eleitorado (quando eleitores inscritos numa Zona Eleitoral são convocados para se apresentar à Justiça Eleitoral, com objetivo de verificar a regularidade da inscrição eleitoral de cada um dos eleitores convocados e, se necessário, atualizar os dados biométricos).

No caso paranaense, por exemplo, há um total de 190.221 pessoas com o título cancelado. Deste total, 66.605 são eleitores que não compareceram a três eleições consecutivas e nem justificaram a ausência. Outros 123.616 já tiveram o título cancelado por não comparecer à revisão do eleitorado. Já em Curitiba, onde o eleitorado apto soma 1,42 milhão de pessoas, são 19.011 eleitores nessa situação, todos eles por se ausentarem em pleitos seguidos e não justificarem a ausência.

“Em Curitiba foi onde tivemos uma das primeiras revisões do eleitorado, então não temos tantos eleitores com o título cancelado por essa situação. No interior, contudo, tem muito. Em Curitiba, são só eleitores que deixaram de votar nas últimas eleições”, explica Cleber Willian. “[Para ambas as situações] São pessoas que podem vir a fazer a regularização e passar a integrar o contingente do eleitorado apto [a votar]”, emenda ainda o servidor do TRE-PR.

Ocorre que a Justiça Eleitoral não envia nenhum comunicado informando o cancelamento do cadastro eleitoral. Para verificar se o seu título de eleitor está regular, então, é necessário consultar a situação do documento, o que pode ser feito acessando o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e clicando em “Autoatendimento Eleitoral” no menu de “Serviços”, no canto direito da página.

Em seguida, clique em “Título eleitoral” e selecione a opção de número 7, “Consultar situação eleitoral”. Depois, só inserir o número de seu título eleitoral, CPF ou nome completo e apertar em “Entrar” para verificar se seu título eleitoral está regular ou não. Caso esteja com o título de eleitor cancelado, é necessário fazer a regularização até o dia 8 de maio, já que após essa data o cadastro eleitoral para o pleito deste ano estará fechado para novas inscrições e outros procedimentos.

“Para fazer a regularização, basta juntar a documentação com foto oficial e comprovante de residência e comparecer no Cartório Eleitoral para fazer a operação de revisão. Pode ser que tenha alguma multa eleitoral pendente se a pessoa deixou de votar, mas ai é só pagar a multa e, através do requerimento, já regulariza o cadastro eleitoral”, afirma ainda Cleber.