Morre em Curitiba o radialista e ex-deputado Luiz Carlos Martins, aos 75 anos

Redação Bem Paraná
d2923b17b1e7988e87b8cc9112fbc6282bc165bb

Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Morreu nesta segunda (29) o radialista e ex-deputado estadual Luiz Carlos Martins, aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital INC, em Curitiba, desde o começo de julho, onde se recuperava de uma bactéria alojada na válvula mitral, descoberta após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que sofreu em junho. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), decretou luto de três dias pela morte do ex-deputado estadual.

O velório de Luiz Carlos Martins começa a partir das 8h, e vai até 14h desta terça (30), na Assembleia Legislativa do Paraná, que fica na Praça Nossa Senhora de Salete, s/n, no Centro Cívico, em Curitiba. Após o velório, o corpo será levado até a Igreja dos Passarinhos, que fica na Alameda Princesa Izabel, 1840, no bairro Bigorrilho. Lá será celebrada uma missa de corpo presente pelo padre Martins, para celebrar a vida e o legado de Luiz. A cerimônia será às 15h.

O sepultamento de Luiz Carlos Martins está programado para às 16 horas no Cemitério Parque Iguaçu, que fica na Rua Nicolau José Gravina, 292, no bairro Cascatinha. Assim como o velório, a missa e o sepultamento também serão abertos ao público, como queria Luiz Carlos Martins.

Leia mais

Paulista, nascido em Bilac, Luiz Carlos Martins viveu a infância e parte da juventude em Birigui, onde começou no rádio aos 17 anos. Depois de passar por emissoras em Marília, Londrina e São Paulo, estabeleceu-se em Jacarezinho, cidade em que sua carreira radiofônica deslanchou.

Aos 28 anos, transfere-se para Curitiba e populariza em seus programas matinais bordões hoje reproduzidos no país inteiro, como “um beijo no coração” e “Oi, Oi Gente Querida”. Ele era fundador e diretor-geral da Rádio Banda B.

Repercussão

“Perdemos hoje o Rei do Rádio do Paraná, meu amigo Luiz Carlos Martins. Figura marcante nas casas das famílias paranaenses, a quem sempre cumprimentava com o seu inconfundível ‘oi, oi, gente querida'”, disse o governador Ratinho Junior.

“Luiz Carlos Martins foi um empreendedor da comunicação, mas sobretudo um parlamentar e um homem público apaixonado pelo Estado. Seus mandatos na Assembleia Legislativa foram marcados por uma defesa intransigente dos mais pobres. A voz firme de Luiz Carlos Martins deixará saudades”, completou o governador. “Que Deus conforte sua família, amigos e os milhares de ouvintes que sempre tiveram seu respeito e carinho”.

“A partida de Luiz Carlos Martins deixa um vazio na radiofusão do Estado do Paraná. Luiz Carlos era um entusiasta do papel do rádio e de uma sociedade menos desigual. Ele sabia da relevância do rádio na prestação de serviço aos ouvintes. Sua voz firme e seu raciocínio claro deixarão saudades. Aos amigos, familiares e funcionários da Rádio Banda B, os sentimentos de todo o time da Secretaria de Estado da Comunicação”, acrescentou o secretário da Comunicação, Cleber Mata.

Ao decretar luto oficial, o presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano, destacou a trajetória de Martins como radialista e parlamentar. “Com imensa tristeza nos despedimos do grande amigo, radialista e ex-deputado estadual do Paraná, Luiz Carlos Martins. Ele deixou um legado como comunicador e como homem público. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, lamentou.

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), também lamentou a perda do de Martins e reforçou a importância de seu trabalho para o bem estar dos paranaenses. “É com profunda tristeza que recebi a informação do falecimento do ex-deputado Luiz Carlos Martins, uma referência dentro desta Casa de Leis. Tive o privilégio de estar ao seu lado por três mandatos como deputado estadual. A Assembleia do Paraná tem uma dívida histórica com ele por todo o seu trabalho não só como deputado, mas como radialista, sempre divulgando o Paraná”, disse.

A segunda secretária, deputada estadual Maria Victoria (PP), afirmou que o Paraná perdeu uma das suas lideranças mais representativas no rádio e na política. “Uma triste notícia que nos abala profundamente. O deputado Luiz Carlos Martins construiu uma trajetória inovadora e de sucesso por onde passou. Um comunicador brilhante e um deputado solidário, que estava sempre pronto a ajudar quem mais precisa. Ficam as ótimas lembranças e os ensinamentos. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, declarou.

Luiz Carlos Martins foi vereador e deputado estadual

Seu primeiro cargo na vida pública foi em 1988, quando elegeu-se vereador da capital com 13.616 votos. Em 1990 foi eleito deputado estadual, reeleito em 1994, 1998, 2002, 2006. Tornou-se suplente na eleição de 2010, assumindo como deputado em 2013. Reeleito deputado estadual novamente em 2014 e 2018.

Em 1995 foi eleito 1º Secretário da Assembleia Legislativa. Em 1997 foi reeleito para novo mandato no mesmo cargo. Centra sua atuação parlamentar na promoção social. “Minha origem, meu trabalho e a minha votação são diretamente ligados com a questão da inclusão social, dos problemas da comunidade, do homem simples, do trabalhador”, explica Martins.