Capas_BemNaPauta (1) (6)
Foto: Divulgação

Estamos a mais de seis meses das eleições de 2024 e as pré-candidaturas a prefeito e vereador já começaram a se desenhar pelo Brasil. Em Paranaguá, no litoral do Paraná, não é diferente. Líder em pesquisa recente do instituto Brasil Dados, o ex-vereador Adriano Ramos (Republicanos) foi entrevistado no Estúdio do Bem Paraná e falou sobre suas propostas para a cidade.

No levantamento do Brasil Dados, Adriano apareceu com 50,17% das intenções de votos. Em segundo lugar está André Pioli (PSD), com 9,67% das intenções de voto. Em conversa com o Bem Paraná, Adriano destacou que tem um projeto para Paranaguá e que trabalha em uma possível candidatura a prefeito desde 2018.

“Eu fui buscar algumas pessoas da cidade e que não eram do meu convívio. Muitas são técnicas, engenheiros, arquitetos, administradores, advogados, pessoas da área de saúde, educação, segurança, vários vieram contribuir com o nosso plano de governo”

Reclamações do saneamento

Adriano foi vereador de Paranaguá por dois mandatos, se candidatou à prefeitura do município em 2020 e concorreu ao cargo de deputado estadual em 2022 (se tornou suplente). Ele foi o criador do projeto “Gabinete nos Bairros”, onde utilizava o próprio veículo para conhecer as demandas da população.

Em meio às “andanças”, as tarifas de água e esgoto foram uma pauta que apareceu na maioria dos atendimentos. De acordo com o ex-vereador, a empresa que cuida do saneamento em Paranaguá tem recebido diversas reclamações.

“90% dos atendimentos, que eram cerca de 80 atendimentos mensais, eram sobre a Paranaguá Saneamento. Vou explicar: primeiro, pelo valor abusivo da água e do esgoto. O esgoto você paga 80% sobre o valor da água, sem contar com a água suja na torneira. Você vai na empresa e dizem que é vazamento. O desrespeito vai acabar”, diz.

Como destravar a cidade?

Outro tema presente na entrevista foi a mobilidade urbana. Paranaguá é uma cidade que vive e respira atividade portuária. O porto inclusive completou 89 anos em 2024. Com mais de 6 mil metros de cais e píeres, o terminal segue crescendo em números de movimentação e se consolidando como referência nacional. Recentemente houve a movimentação recorde de 65 milhões de toneladas de carga em 2023.

“Com o crescimento do porto, não foi feito nada para melhorar a mobilidade urbana nos últimos anos. Não tem nada daquilo que nós tínhamos lá no passado de poder transitar com tranquilidade, com segurança e sem aquelas travas no trânsito de Paranaguá”, reforça.

O pré-candidato ressalta que trabalha junto a sete engenheiros para estudar maneiras de ‘destravar’ o trânsito em Paranaguá. “É um desafio, mas nós estamos estudando e trabalhando para realizar esse trabalho. A população não suporta mais! Em certo período do dia, ninguém consegue andar mais na cidade”.

Transporte coletivo e tarifa zero

Em 2024, a Prefeitura de Paranaguá celebrou dois anos da existência do programa Tarifa Zero, que tem proporcionado benefícios diários para milhares de pessoas que utilizam o transporte coletivo na cidade. O programa consiste em oferecer transporte coletivo de forma gratuita, todos os dias, tanto para os moradores locais quanto para turistas e visitantes.

“Eu sou a favor do Tarifa Zero, que faz muito bem para a população, principalmente para aqueles que dependem do transporte coletivo e isso acaba moderando muito a renda da família. Só que o nosso tarifa zero hoje é um tarifa zero sucateado. Os ônibus estão velhos e alguns já pegaram fogo”

Adriano falou na entrevista que se for eleito vai manter o uso do tarifa zero. No entanto, seu plano é investir na construção de novos ônibus para Paranaguá. “Precisamos de ônibus novos, confortáveis, mais linhas e mais horários de atendimento”.

Parque industrial em Paranaguá

Um dos pilares do plano de governo de Adriano Ramos é a criação de um parque industrial na cidade. Ele destacou que tem visitado municípios da Região Metropolitana de Curitiba e de outros estados para conhecer as demandas e dificuldades para implantação da obra.

“A gente precisa criar essas áreas para que as empresas possam vir você oferecer benefícios fiscais e toda a estrutura necessária. Em Ponta Grossa, por exemplo, foi um boom de novos empregos gerados. Precisamos trazer indústrias e empresas para cá. Qualquer um dos municípios gostaria de ter um porto e tem pessoas saindo de Paranaguá porque a cidade não oferece esses novos empregos”, disse

Adriano ainda reforça: “Por que nós não podemos ter um centro de inovação em Paranaguá? Um lugar onde você abre espaço para que as pessoas tragam ideias e que elas utilizem aquele espaço de forma gratuita”.

Relação com o governador Ratinho Júnior

Na entrevista, Adriano foi questionado e falou sobre sua relação com o governador Ratinho Júnior (PSD). Por ter o desejo de se tornar prefeito, uma parceria é essencial para trazer projetos e investimentos para Paranaguá.

“É uma relação muito boa! O Republicanos inclusive é base do governador. Eu conversei com o governador e foi possível perceber o carinho que ele tem, não só para Paranaguá, mas pelo litoral do Paraná”

Assista a entrevista completa com Adriano Ramos