Pesquisa Quaest sobre o cenário eleitoral de Belo Horizonte (MG) divulgada neste sábado, 26, véspera do segundo turno das eleições 2024, aponta que o atual prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), tem 52% de votos válidos, enquanto o deputado estadual Bruno Engler (PL) registra 48%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, os índices indicam empate técnico no limite da margem de erro.

Os votos válidos são utilizados pela Justiça Eleitoral para declarar o eleito. Vence o pleito o candidato que conquistar mais de 50% dos votos válidos.

O cálculo dos votos válidos tradicionalmente exclui os eleitores indecisos e os que responderam que anularão o voto ou votarão em branco. A Quaest, contudo, também considera o nível de probabilidade dos eleitores de cada candidato saírem de casa para votar.

A Quaest realizou 1.602 entrevistas presenciais na capital mineira entre os dias 25 e 26 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue o protocolo MG-03892/2024.

Nos votos totais, considerando o cenário estimulado, Fuad tem 46% e Engler, 41%. No comparativo com a pesquisa anterior, o prefeito mantém o resultado numérico, enquanto Engler oscilou um ponto para cima. Os votos em branco e nulos somam 10% e 3% estão indecisos. Os índices indicam um cenário estável, sem variações para além da margem de erro.

Na espontânea, modalidade de pesquisa em que as opções de voto no pleito não são apresentadas aos entrevistados, Fuad registra 39% de menções e Engler, 32%. Nessa modalidade de pesquisa, 4% afirmam que pretendem votar nulo ou branco e 25% estão indecisos.