Pesquisas, debate na TV e “caminhada pela paz” agitam últimos dias antes da eleição em Curitiba

Entre sexta e sábado, cinco sondagens eleitorais devem ser divulgadas. Ainda na sexta, RPC promove o último debate entre os candidatos. E no sábado, evento na Rua XV

Rodolfo Luis Kowalski
CrisPim

Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD): últimos e decisivos dias para se saber quem será o próximo prefeito de Curitiba (Fotos: Franklin de Freitas)

Os dias que antecedem o segundo turno da eleição municipal de 2024 prometem ser agitados em Curitiba. Pesquisas eleitorais estão marcadas para serem divulgadas entre a sexta-feira (25 de outubro) e o sábado (26). Na sexta também acontece o último debate televisionado entre os candidatos Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD). E no sábado, haverá ainda uma “caminhada pela paz, pela família e por Curitiba”, que ocorrerá na Rua XV e foi chamada por Luciana Saito Massa, Paula Mocellin e Larizza Gaglionone, mulheres do governador Ratinho Junior, do candidato Eduardo Pimentel e do candidato a vice, Paulo Martins, respectivamente.

O grande momento, espera-se, deve ser o debate desta sexta. Promovido pela RPC, o encontro será o último embate direto entre os candidatos antes do pleito e terá início às 22 horas. Além de Curitiba, os candidatos às prefeituras em Londrina e Ponta Grossa também participarão de debate na emissora, no mesmo dia e horário.

Na Capital, a mediação do debate entre Cristina e Pimentel ficará a cargo do jornalista Wilson Soler. Os dois candidatos, no entanto, farão embates diretos e estarão lado a lado, em posição definida por sorteio e com livre administração do tempo de fala.

Cristina iniciará os dois primeiros blocos e Pimentel, os dois últimos. No 1º e 3º blocos, o tema será livre, com os candidatos escolhendo o assunto a ser debatido e cada um tendo 10 minutos para falar. No 2º e 4º bloco, os temas já serão determinados a partir de seis assuntos definidos pela produção da RPC, com cinco minutos para cada candidato falar sobre o tema sorteado e 10 minutos totais para cada um. Além disso, no 4º e último bloco também haverá um encerramento com as considerações finais dos candidatos.

Cinco pesquisas devem ser divulgadas, quatro delas na véspera do pleito

Além do debate na TV, as pesquisas eleitorais também devem dar mais uma agitada na cena política, especialmente na véspera da eleição. Ao todo, cinco pesquisas estão registradas e marcadas para serem divulgadas nos próximos dois dias, sendo que quatro desses levantamentos devem ser publicados no sábado.

Para a sexta, a única pesquisa cuja divulgação está agendada é uma realizada pela Mapa Marketing e encomendada pelo jornal O Correio do Povo. Outro levantamento do mesmo instituto, inclusive, estava agendado para ser divulgado durante a semana, mas foi impugnado pela Justiça Eleitoral.

Já no sábado, quatro levantamentos devem sair: um da Quaest Pesquisas, encomendado pela RPC; outro feito pelo Instituto Veritá; um terceiro realizado pela AtlasIntel; e mais um quarto feito pela IRG Consultoria a pedido da TV Independência.

Paraná Pesquisas coloca Pimentel na liderança em corrida pela Prefeitura

Nesta quinta-feira (24), o Paraná Pesquisas divulgou uma sondagem encomendada pela Band. E o levantamento mostra que Eduardo Pimentel (PSD) é quem estaria liderando a corrida pela Prefeitura de Curitiba, tanto nas simulações estimulada como na espontânea.

Na primeira, em que o nome dos dois candidatos é apresentado aos entrevistados, Pimentel ficou com 48,8% das intenções de voto contra 41,2% de Cristina. Outros 4,1% não souberam responder e 5,9% indicaram voto em branco ou nulo.

Na pesquisa espontânea, em que não há indicação dos nomes dos candidatos, Pimentel tem 35,3% contra 31% da candidata do PMB. Outros 27,8% não souberam responder e 5,7% indicam anulação do voto ou voto em branco.

Além disso, Cristina tem maior índice de rejeição entre os curitibanos: 43,9% contra 37,1%.

Caminhada pela paz no calçadão da Rua XV

Na manhã de sábado o calçadão da Rua XV vai receber uma “caminhada pela paz, pela família e por Curitiba”. O evento, que deve começar às 9h30, com concentração na Praça Santos Andrade e término na Boca Maldita, foi convocado nas redes sociais por Luciana Saito Massa, Paula Mocellin e Larizza Gaglionone, mulheres do governador Ratinho Junior, do candidato Eduardo Pimentel e do candidato a vice, Paulo Martins, respectivamente.

Nas convocações, as mulheres pedem para as pessoas utilizarem roupas brancas e irem com suas famílias (inclusive bichinhos de estimação) para a rua, com o intuito de mostrar “a força do Eduardo Pimentel e do Paulo Martins” para que “Curitiba continue nas mãos certas”.

Cristina Graeml, por sua vez, realizou na última quarta-feira (23) uma passeata. Era esperado um grande número de pessoas participando, mas o evento acabou prejudicado pelo mau tempo. Ainda assim, centenas de apoiadores da candidata do PMB estiveram presentes e marcharam da Boca Maldita até a Prefeitura de Curitiba entre o final da tarde e o começo da noite.

Últimos instantes de campanha

Com a eleição se aproximando, as campanhas políticas também vão chegando ao fim. Esta sexta-feira, por exemplo, é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Já no sábado, será a última oportunidade para que os candidatos, as candidatas, os partidos, as federações e as coligações participantes do segundo turno utilizem, entre 8 e 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som. Até às 22 horas da véspera do pleito também está permitida a distribuição de material gráfico e a realização de caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio.