candidatos debate RPC agenda
Fotos: Franklin de Freitas

Neste sábado, 26, véspera do segundo turno das eleições municipais, os principais institutos do País vão divulgar pesquisas de intenção de voto. Os levantamentos vão mostrar o cenário eleitoral  em  Curitiba e outras 14 capitais e em outras cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia, onde os eleitores vão voltar às urnas neste domingo, 27. Na capital paranaense, os institutos serão AtlasIntel e Quaest.

O que mostrou a última sondagem divulgada em Curitiba

Uma nova pesquisa da empresa Paraná Pesquisas, feita por encomenda da Band e divulgada nesta quinta-feira (24) mostra que Eduardo Pimentel está com boa vantagem em relação à adversária, Cristina Graeml, no segundo turno em Curitiba. Eduardo Pimentel aparece na frente de Cristina Graeml nas simulações estimulada e espontânea. Na primeira, com a apresentação dos nomes dos dois candidatos, Eduardo Pimentel aparece com 48,8%, contra 41,2% de Cristina. Outros 4,1% não souberam responder e 5,9% indicaram voto em branco ou nulo.

Nos votos válidos, descontados brancos e nulos, Eduardo Pimentel aparece com 54,3% das intenções de voto, contra 45,7% da candidata do PMB.

Eduardo Pimentel aparece na frente entre homens e mulheres, tendo vantagem ainda maior entre o público feminino: 49,4% x 40,5% de Cristina Graeml. O candidato do PSD também tem ampla vantagem entre jovens de 16 a 24 anos (54,3% a 35,1%) e adultos entre 35 e 44 anos (50% a 40,4%).

Na pesquisa espontânea, sem a indicação dos nomes dos candidatos, Eduardo Pimentel tem 35,3%, contra 31% de Cristina Graeml. Outros 27,8% não souberam responder e 5,7% indicam anulação do voto ou voto em branco.

Cristina Graeml tem maior índice de rejeição em Curitiba, segundo a Paraná Pesquisas, com 43,9%, contra 37,1% de Eduardo Pimentel. A empresa também questionou os eleitores sobre a expectativa de vitória: 51,5% acham que o candidato do PSD vai ganhar e 40% acham que a vitória ficará com a representante do PMB.

A sondagem da Paraná Pesquisas em Curitiba foi feita com 940 eleitores entre os dias 20 e 23 de outubro de 2024. O grau de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,3 pontos percentuais. Ela foi registrada com o número PR-07180/2024 e contratada pela TV Band.

 

Outras cidades com pesquisa

Os institutos que vão divulgar pesquisas na véspera da eleição são AtlasIntel, Datafolha, Real Time Big Data e Quaest. O Datafolha vai apresentar o cenário eleitoral em Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo. AtlasIntel e Quaest vão divulgar levantamentos em todas as 15 capitais.

A Quaest também vai mostrar como está o cenário eleitoral em Piracicaba e Ribeirão Preto, duas das 18 cidades de São Paulo que terão segundo turno. Em Niterói (RJ) e em Aparecida de Goiânia (GO) estão previstos levantamentos produzidos pela AtlasIntel. A única pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada na véspera do pleito será em Camaçari, na Bahia.

Aracaju (SE)

AtlasIntel

Quaest

Aparecida de Goiânia (GO)

AtlasIntel

Belém (PA)

AtlasIntel

Quaest

Belo Horizonte (MG)

AtlasIntel

Quaest

Datafolha

Camaçari (BA)

Real Time Big Data

Campo Grande (MS)

AtlasIntel

Quaest

Cuiabá (MT)

AtlasIntel

Quaest

Curitiba (PR)

AtlasIntel

Quaest

Fortaleza (CE)

AtlasIntel

Quaest

Datafolha

Goiânia (GO)

AtlasIntel

Quaest

João Pessoa (PB)

AtlasIntel

Quaest

Manaus (AM)

AtlasIntel

Quaest

Natal (RN)

AtlasIntel

Quaest

Niterói (RJ)

AtlasIntel

Palmas (TO)

AtlasIntel

Quaest

Piracicaba (SP)

Quaest

Porto Alegre (RS)

AtlasIntel

Quaest

Porto Velho (RO)

AtlasIntel

Quaest

Ribeirão Preto (SP)

Quaest

São Paulo (SP)

AtlasIntel

Quaest

Datafolha