tv002
Foto: Valter Campanato/Abr

Recomeça nesta sexta (11) a propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio do segundo turno das eleições municipais. Em Curitiba, os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) dividirão o tempo de propaganda em rede e inserções igualitariamente. No primeiro turno Eduardo Pimentel tinha o maior tempo de televisão e rádio entre os dez candidatos. Cristina, por sua, vez estreia hoje, já que no primeiro turno não tinha direito aos programas eleitorais.

Leia mais

Serão 20 minutos diários (divididos em dois blocos de 10 minutos) e cada candidato terá 5 minutos, em cada bloco, para apresentar suas ideias no rádio e na TV.  Nas rádios, a transmissão do horário eleitoral será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, enquanto na televisão será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE).

 Além disso, serão destinados 25 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite. A propaganda eleitoral começa candidatura que obteve maior votação no primeiro turno, no caso de Curitiba Eduardo Pimentel, com a alternância da ordem a cada programa em bloco ou veiculação de inserção.

Mudanças no programa eleitoral em Curitiba?

No programa eleitoral de TV e rádio de Eduardo Pimentel são esperadas mudanças, já que o comando mudou. As três alas políticas – do prefeito Rafael Greca, do governador do estado, Ratinho Junior, e o próprio candidato, por meio do seu irmão, Daniel Pimentel – envolvidas na campanha definiram no início da semana mudanças nos rumos da campanha. O deputado Alexandre Curi (PSD) assumiu como novo coordenador-geral da campanha de Pimentel, num consenso entre essas três alas. E, com ele, assumiu também um novo coordenador de marketing, o argentino Jorge Gerez, que já trabalhou para o governador Ratinho Junior (PSD) em 2022. Hoje, por exemplo, Pimentel suspendeu a agenda de campanha na rua para se dedicar à gravação do programa eleitoral.

Sobre propaganda eleitoral na TV e rádio de Cristina Graeml, a expectativa também é grande, já que será a estreia dela. Pouco se sabe de como será o programa eleitoral. Segundo fontes consultadas pelo Bem Paraná, até ontem a tendência era que seguiria o mesmo modelo que usa nas redes sociais, com vídeos curtos e muitos depoimentos de lideranças, mas não era consenso ainda. Ontem, aliás, a candidata teria desmarcado em cima da hora uma entrevista na Rádio Banda B, para se dedicar às definições sobre o programa de TV e rádio.

Propaganda eleitoral na rua

A distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, além da veiculação de conteúdos impulsionados ou não nas redes sociais, está permitida desde segunda-feira (7). As candidatas e os candidatos que concorrem aos cargos no Executivo Municipal podem, até o dia 26 de outubro, véspera da votação, promover a propaganda eleitoral. Até a quinta (10) o que se via nas ruas de Curitiba eram adesivos nos carros.