Recomeça nesta sexta (11) a propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio do segundo turno das eleições municipais. Em Curitiba, os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) dividirão o tempo de propaganda em rede e inserções igualitariamente. No primeiro turno Eduardo Pimentel tinha o maior tempo de televisão e rádio entre os dez candidatos. Cristina, por sua, vez estreia hoje, já que no primeiro turno não tinha direito aos programas eleitorais.
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Serão 20 minutos diários (divididos em dois blocos de 10 minutos) e cada candidato terá 5 minutos, em cada bloco, para apresentar suas ideias no rádio e na TV. Nas rádios, a transmissão do horário eleitoral será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, enquanto na televisão será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE).
Além disso, serão destinados 25 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite. A propaganda eleitoral começa candidatura que obteve maior votação no primeiro turno, no caso de Curitiba Eduardo Pimentel, com a alternância da ordem a cada programa em bloco ou veiculação de inserção.
Mudanças no programa eleitoral em Curitiba?
No programa eleitoral de TV e rádio de Eduardo Pimentel são esperadas mudanças, já que o comando mudou. As três alas políticas – do prefeito Rafael Greca, do governador do estado, Ratinho Junior, e o próprio candidato, por meio do seu irmão, Daniel Pimentel – envolvidas na campanha definiram no início da semana mudanças nos rumos da campanha. O deputado Alexandre Curi (PSD) assumiu como novo coordenador-geral da campanha de Pimentel, num consenso entre essas três alas. E, com ele, assumiu também um novo coordenador de marketing, o argentino Jorge Gerez, que já trabalhou para o governador Ratinho Junior (PSD) em 2022. Hoje, por exemplo, Pimentel suspendeu a agenda de campanha na rua para se dedicar à gravação do programa eleitoral.
Sobre propaganda eleitoral na TV e rádio de Cristina Graeml, a expectativa também é grande, já que será a estreia dela. Pouco se sabe de como será o programa eleitoral. Segundo fontes consultadas pelo Bem Paraná, até ontem a tendência era que seguiria o mesmo modelo que usa nas redes sociais, com vídeos curtos e muitos depoimentos de lideranças, mas não era consenso ainda. Ontem, aliás, a candidata teria desmarcado em cima da hora uma entrevista na Rádio Banda B, para se dedicar às definições sobre o programa de TV e rádio.
Propaganda eleitoral na rua
A distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, além da veiculação de conteúdos impulsionados ou não nas redes sociais, está permitida desde segunda-feira (7). As candidatas e os candidatos que concorrem aos cargos no Executivo Municipal podem, até o dia 26 de outubro, véspera da votação, promover a propaganda eleitoral. Até a quinta (10) o que se via nas ruas de Curitiba eram adesivos nos carros.