DebateCris2
Cristina Graeml no debate da Band (Foto: Franklin de Freitas)

Além da projeção de vitória de Eduardo Pimentel, a pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira (16) aponta Cristina Graeml na liderança da rejeição entre os eleitores. De acordo com a sondagem, 42% dos curitibanos têm uma imagem negativa da jornalista, enquanto 35% apontam esse indicador para Eduardo Pimentel.

A candidata do PMB também tem o menor índice de dúvida sobre suas qualidades ou defeitos, 12%, contra 21% do candidato do PSD, o que demonstra pequena margem de manobra para a campanha de Graeml.

A pesquisa também apresenta uma estratificação dessa rejeição e alguns cenários são bem ruins para Cristina Graeml. O principal deles é que a maioria das mulheres tem avaliação negativa dela, reunindo 56,1% de rejeição. Nesse quadro, o número de mulheres indecisas quanto a ela é ainda menor, chegando a apenas 8%, o que não garante uma “virada” da rejeição com esse público. Já Eduardo Pimentel tem avaliação positiva de 45,5% das mulheres e 22,2% ainda estão indecisas quando à imagem dele.

A rejeição de Cristina também é muito grande entre os jovens, chegando a 56,2% entre quem tem 16 a 24 anos e 49,1% entre quem tem entre 25 e 34 anos. No primeiro caso, apenas 32,4% dos jovens que estão nas primeiras experiências eleitorais apostam nela, o que dá apenas um terço dos curitibanos nos primeiros empregos, na reta final do ensino médio ou na faculdade.

No quesito escolaridade, a maior rejeição à imagem dela, com avaliação apontada como negativa, é entre eleitores com ensino superior, com 48,8%, enquanto a imagem de Eduardo Pimentel é dez pontos menor nesse quesito, com 38,9% de rejeição.

Metodologia da AtlasIntel

A pesquisa da AtlasIntel foi feita entre os dias 8 e 13 de outubro e ouviu 1.203 pessoas pela internet. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de três pontos percentuais. O registro no TSE é PR-03464/2024.