beto richa convenções psdb-cidadania
Beto Richa, pré-candidato do PSDB/Cidadania. Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR) anulou as ações da Operação Quadro Negro contra o ex-governador Beto Richa (PSDB). A decisão saiu na quinta-feira (25). Richa é pré-candidato do PSDB À Prefeitura de Curitiba nas eleições de 2024.

O parecer do TRE vai na mesma linha de decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, que apontou conluio processual contra Richa. Segundo Toffoli, o esquema teroa ocorrido em processos da Lava Jato e das operações Rádio Patrulha, Piloto, Integração e Quadro Negro.

A Operação Quadro Negro investigava desvio de recursos que deveriam ser aplicados em escolas do Paraná. O desvio seria de R$ 30 milhões entre os anos de 2011 e 2015.

Richa, que era um dos investigados na Operação Quadro Negro, chegou a ser preso por causa da operação e virou réu em uma ação por obstrução de investigação de organização criminosa, em 2019.

O ex-governador sempre negou as acusações. Nas redes sociais, até a tarde desta sexta-feira (26) ele não havia se manifestado a respeito da decisão do TRE. Em matéria da ‘Gazeta do Povo’ desta sexta-feira, ele declarou que recebeu a notícia “como um reconhecimento coerente com as outras decisões do STF, que já determinaram a nulidade e o arquivamento de todos os processos”.