URNAS ELETRONICAS TRIBUNA REGIONAL ELEITORAL
URNAS ELETRONICAS TRIBUNA REGIONAL ELEITORAL (Franklin de Freitas)

A cerimônia de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas (carga e lacração) para o segundo turno das Eleições 2024 no Paraná aconteceu nesta terça-feira (15) em Curitiba. Os procedimentos serão realizados nos Fóruns Eleitorais dos municípios.

Quanto à carga e lacração, cada uma das dez Zonas Eleitorais realizará os procedimentos em uma data diferente, entre os dias 15 e 23 de outubro.

Também nesta terça o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reuniu-se com representantes do Instituto Pró-Democracia Sempre (Iprodes), que aderiram à campanha para incentivar eleitoras e eleitores a comparecerem às urnas no segundo turno das Eleições Municipais de 2024. O encontro foi realizado no terraço da Presidência, no edifício-sede do TRE-PR, em Curitiba.

Na ocasião, o presidente do TRE-PR reforçou que o voto é um dever cívico. “Toda eleição é importante, mas o pleito municipal talvez seja um dos mais importantes porque afeta o dia a dia do cidadão”, disse. Ele destacou que o TRE-PR está aberto ao diálogo com a sociedade civil com o objetivo de incentivar o exercício efetivo do direito de votar pelas eleitoras e pelos eleitores e lembrou que quem não compareceu às urnas no primeiro turno pode votar no segundo turno sem nenhum impedimento.

Presenças

Além do presidente do TRE-PR, estiveram presentes na reunião o presidente do Iprodes, doutor Daniel Godoy; a advogada Andrea Godoy; o doutor José Maria Correia, ex-delegado geral da Polícia Civil, ex-prefeito de Matinhos e ex-presidente da Paranaprevidência.

Para incentivar a participação do eleitorado no segundo turno das Eleições 2024, a campanha do TRE-PR contra a abstenção reforça que o pleito representa uma oportunidade de decidir quem serão seus representantes no Executivo Municipal.

Quem não votou no primeiro turno e está em dia com a Justiça Eleitoral, independentemente de ter justificado a ausência no dia 6 de outubro, pode e deve votar no segundo. As eleitoras e os eleitores podem conferir sua situação eleitoral pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.