Pintando um novo futuro: projeto maquie&crie irá formar mais de 450 jovens em maquiagem artística
Foto: Divulgação

Ampliando os horizontes e auxiliando na construção de um novo caminho para 450 jovens que se interessam pelo universo da maquiagem e por artes cênicas, a Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos financiados por meio de leis de incentivo, anuncia a 2ª edição do maquie&crie, curso formativo nas áreas de maquiagem cênica e figurino que inspira jovens a ingressarem no mercado artístico-cultural. Por meio do curso, a agência quer apresentar um novo futuro para centenas de alunos da rede pública que buscam inserção neste mercado.

“A Muda Cultural está comprometida em levar projetos de impacto social em escala nacional que incentivem a cultura, autonomia e o ingresso no mercado artístico. A primeira edição do maquie&crie, em 2023, permitiu levar conhecimentos de empreendedorismo, cultura, economia criativa e artes cênicas a 650 jovens”, destaca Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da agência.

Com patrocínio do Grupo Boticário, o projeto apresenta diferentes possibilidades de expressar a criatividade artística no âmbito profissional, seja no cinema, teatro, desfile, em musicais e festas temáticas.

O projeto terá oficinas nas cidades de São José dos Pinhais, no Paraná; São Gonçalo dos Campos, na Bahia; e Registro, em São Paulo, em escolas e instituições parceiras. O projeto se desdobrará em 8 oficinas de 2 horas, 6 palestras sobre empreendedorismo por cidade atendida, e formação de 6 horas para docentes das instituições parceiras.

“Por meio da ação, queremos qualificar a experiência dos estudantes e impulsioná-los ao mercado de trabalho, com a possibilidade de atuação no setor cultural. Com o maquie&crie queremos evidenciar a relação entre a arte e a possibilidade de uma profissão, engajando jovens e mostrando um novo futuro”, destaca Isadora Mellado, produtora executiva da Muda Cultural.

O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Boticário. A realização é da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução.

Sobre a Muda Cultural
Desde 2007 no mercado, a Muda Cultural propõe inovações para a produção e difusão de ações e causas relevantes, atuando como elo entre marcas, projetos e suas comunidades. A missão da agência é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção de projetos de grande impacto social, atuando em 3 eixos: Gestão de Investimento Social Privado, Portfólio de Projetos Proprietários e Desenvolvimento de Projetos Sob Medida. Para saber mais, acesse o site da agência.

Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, TRUSS, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B.

Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB.

São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em 1.701 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios.

Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada pela transparência e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.


A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br