Segunda chega gelada a Curitiba, mas frio já começa a perder força no Paraná.
Segunda chega gelada a Curitiba, mas frio já começa a perder força no Paraná. (Ana Ehlert)

A primeira segunda-feira de julho, 1º, chegou ainda gelada a Curitiba, com mínima de 6,8ºC. Mas dá para dizer que o frio já começa a perder força em Curitiba se comparado ao 1,7ºC de mínima registrado neste domingo, 30 de junho. “A partir desta segunda-feira, a tendência é de o frio perder força”, afirma o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Fernando Mendes.

“Amanhecemos com temperaturas baixas novamente no Paraná nesta segunda-feira, especialmente em porções mais ao centro-sul, região dos Campos Gerais, mas não tão baixas quanto as registradas no domingo”, ressalta.

Mendes afirma que, apesar das temperaturas estarem mais altas em todo o Paraná, ainda houve formação de geadas em algumas localidades mais altas, mais ao Sul do Estado e também nos Campos Gerais. Em Ponta Grossa, por exemplo, a mínima desta segunda foi de 3,7ºC.

Leia mais no Bem Paraná:

Temperaturas negativas nesta segunda são as menores do ano

Em General Carneiro, no Sul do Paraná, já na divisa com Santa Catarina, os termômetros registraram a menor temperatura desta segunda-feira, 1º de julho. O município registrou -3,8ºC, recorde negativo do ano, de acordo com o Simepar.

Já em Palmas, vizinha de General Carneiro, também na divisa com Santa Catarina, a temperatura ficou em -0,1ºC . Palmas fica a 372 quilômetros ao Sul de Curitiba e General Carneiro a 280 quilômetros.

Confira as temperaturas mínimas desta segunda-feira:

Tendência é de menos frio ao longo da semana

Mendes afirma que a previsão é de que, ao longo da semana, gradualmente essa condição de temperatura mais baixa vá perdendo força. “As temperaturas vão ficando mais agradáveis. Não tão rigoroso o frio ao amanhecer e à noite, embora ainda se destaque essa condição de temperatura mais baixa e ainda com um pouco de frio“, diz.

O meteorologista afirma que até quinta e sexta-feira as temperaturas começam a subir e frio fica menos intenso. Mendes ressalta que até o momento não há ainda indicação para condição de chuva, portanto o tempo na maioria das regiões do Paraná se mantém estável.

A partir de quarta, quinta-feira, nas regiões mais a oeste, regiões ambientais sul, aumenta um pouco a condição do comportamento dos ventos, mas entre fracos a moderados. “Ocasionalmente pode haver alguma situação forte”, diz.

Já no Rio Grande do Sul é que volta a ter uma condição de instabilidade entre a quinta e a sexta-feira. Há previsão de chuva, mas que não promete ser tão forte entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Aqui no Paraná não tem nenhum indicativo no momento de instabilidade maior”, finaliza.