Imagem do WhatsApp de 2024-09-06 à(s) 10.53.58_9c44c6fc
Manifestação dos funcionários do INSS na Rua XV (Foto: João Frigério)

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fizeram um protesto na manhã desta sexta-feira (6) na Rua João Negrão esquina com XV de Novembro, em Curitiba.

Os servidores do INSS estão em greve desde o dia 16 de julho. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.

Parte dos servidores não aceitou o acordo firmado entre o Governo Federal e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS). Alguns sindicatos, como a Fenasps, acusam o governo de ter feito uma “manobra” ao assinar o acordo sem a devida negociação com os demais sindicatos.

Os sindicatos não reconheceram a validade do acordo e, portanto, não encerraram a greve. Assim, o movimento continua em alguns estados, com servidores insatisfeitos com os termos do acordo e reivindicando melhores condições​.

Proposta

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que apresentou uma proposta à categoria que prevê ganho acumulado de 24,8% entre 2023 e 2026 para os servidores ativos e inativos. De acordo com a pasta, esse ganho cobre as perdas inflacionárias do governo atual e parte das perdas de gestões anteriores.

A atual proposta também prevê alongamento da carreira de 17 padrões para 20 padrões; manutenção da remuneração de ingresso do nível superior e nível intermediário com valorização do vencimento básico e criação de gratificação de atividade em substituição à Gratificação de Atividade Executiva (GAE).

“O governo tem realizado um grande esforço para atender as reivindicações de reestruturação das carreiras de todos os servidores federais, respeitando os limites orçamentários”, diz a nota do ministério.

Serviços do INSS

O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, disponível para download em celulares com conexão com a internet e para acesso via computador. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.

Os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar esses meios.