Falta de água. Imagem ilustrativa (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

A chuva forte registrada em cidades do Paraná desde a tarde/noite de sexta-feira (13) até o sábado (14) prejudicaram o abastecimento de água em pelo menos 21 municípios do interior do Estado. O calor excessivo também afetou o abastecimento em outras cidades.

Entre falhas mecânicas e falta de energia elétrica ou consumo além do normal, os serviços de coleta, tratamento e distribuição de água ficou prejudicado por algum momento nestas cidades e necessitando de serviços emergenciais, segundo o site da Sanepar.

Veja a relação das cidades com abastecimento de água afetadas

Em Cambé e Cascavel houveram queda de energia elétrica na sexta;

Em Rondon e Iretama calor acima do normal e consumo excessivo prejudicou o abastecimento na sexta;

No sábado, Cruzeiro do Sul, Capitão Leônidas Marques, Pato Branco, Boa Vista da Aparecida, General Carneiro, Prudentópolis, Lindoeste, Primeiro de Maio, Arapoto, Bela Vista do Caroba, Cruz Machado, Bituruna, Pitanga, Guairaça e Nova Prata do Iguaçu, tiveram problemas com as chuvas, entre desligamentos de energia e enxurradas;

Em Cornélio Procópio, Nova Tebas, Porto União e Siqueira Campos, a onda de calor com consumo elevado e problemas operacionais também deixaram bairros com o abastecimento afeado.

Neste domingo (15), o tempo segue instável na região, com chuvas em boa parte do Paraná. Na imagem ao lado, nota-se a grande presença de nebulosidade, associadas com o deslocamento da nova frente fria e as chuvas.

Na segunda-feira (16) ainda deve chover fraco/garoar entre o leste e o norte do Paraná. Não há mais possibilidade de tempestades. No oeste e no sudoeste o sol aparece com mais intensidade, enquanto nos demais setores as nuvens ainda predominam.