4f1
Prédio histórico da UFPR (Franklin de Freitas)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a quarta melhor universidade federal e a sétima melhor instituição de ensino superior brasileira segundo o Academic Ranking of World Universities 2024 (ARWU 2024), divulgado nesta semana. Este ranking é elaborado pela consultoria chinesa Shangai Ranking e a lista posiciona a UFPR entre as 1.000 melhores universidades do mundo, no estrato 701-800.

Leia mais

A UFPR é também a única universidade do Paraná a figurar no ranking. Destaca-se que entre as 18 universidades brasileiras, únicas listadas por esse ranking, todas são universidades públicas e 15 são universidades federais. Segundo matéria publicada no site do Ministério da Educação (MEC), “mais de 80% das instituições brasileiras listadas no Academic Ranking of World Universities 2024 (ARWU) são universidades federais, entidades vinculadas ao Ministério da Educação (MEC)”. A matéria ainda destaca que “o ranking avaliou mais de 2,5 mil instituições ao redor do planeta. Na América Latina, o Brasil é o país com o maior número de universidades classificadas: 18, sendo 15 federais e 3 estaduais”

UFPR sobe no ranking 2024 e supera a posição de 2023

A UFPR melhorou a nota em relação à edição de 2023 do ARWU. No indicador N&S, cuja pontuação se dá pelo número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, a UFPR passou da nota 2,5 para 3,2.

No indicador PUB – que considera o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation –, a nota subiu de 30,5 para 32,9.

No PCP, em que são ponderados os escores dos demais cinco indicadores pelo quantitativo de pessoas que atuam na área acadêmica da instituição, a nota foi de 13,2 para 14.

Além dos indicadores N&S, PUB e PCP, o Ranking Xangai avalia o número de ganhadores do prêmio Nobel e das Medalhas Fields entre egressos (Alumni) e entre docentes (Award), bem como a quantidade de pesquisadores altamente citados em revistas internacionais selecionadas pela Clarivate (HiCi). A UFPR não pontuou nesses indicadores.

Sobre o ranking

Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities, também conhecido como Ranking de Xangai, é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação se baseia em quatro critérios:

  1. Qualidade da educação, que usa como indicador a quantidade de ex-alunos ganhadores de Prêmios Nobel ou Medalhas Fields;
  2. A qualidade da instituição, que é medida a partir de dois indicadores: colaboradores que ganharam Prêmios Nobel ou Medalhas Fields e pesquisadores altamente citados;
  3. Impacto da pesquisa acadêmica, que é avaliada com base na quantidade de artigos publicados nas revistas Nature e Science, bem como no número de artigos indexados no Science Citation Index Expanded e no Social Science Citation Index;
  4. Desempenho per capita, que considera a performance acadêmica por pessoa de uma instituição.

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

Para obter informações sobre o ranking ARWU 2024 clique aqui.