A palavra Capsicum vem dotermo grego Kapto, que significa morder, picar. O nome foi associado apungência ou ardor provocado pelo consumo das pimentas representantesdesse gênero. É grande a importância das pimentas e pimentões para oBrasil, seja na culinária, seja nas crenças ou ainda na medicinaalopática ou natural. É igualmente substancial a contribuição históricabrasileira na dispersão dessas plantas pelo mundo, eficientemente feitapelos bravos portugueses e pelos povos que eram transportados em suasembarcações.

As pimentas e os pimentões foram, possivelmente, osprimeiros aditivos alimentares utilizados pelas civilizações antigas doMéxico e da América do Sul. Essas civilizações conheciam a contribuiçãodaqueles frutos para o aroma, a cor e o sabor dos alimentos e, assim,selecionaram variedades para usos específicos.

As pimentas eramusadas regularmente pelos ameríndios para tornar a ingestão de carnes ecereais mais atraente. Possuíam, também, a função de preservar osalimentos da contaminação por bactérias e fungos patogênicos,contribuindo para a saúde, a longevidade e a manutenção da capacidadereprodutiva. Seu emprego tornou-se característico da culinária daAmérica Tropical.

Os frutos de Capsicum possuem característicassensoriais que atraem muito o homem. A cor e o aroma da páprica sãomuito apreciados no preparo de pratos à base de carnes e em queijos; apungência, a cor, e o aroma das pimentas picantes utilizadas emembutidos, “curries”, “chutneys” e “pickles” – tornam mais atrativos esaborosos alguns pratos da culinária.

A formas, tamanhos, as cores e as texturas do pimentão são valorizadas em saladas e pratos especiais de carnes e legumes.

Aspimentas são estimulantes do apetite e auxiliares da digestão. Suaingestão aumenta a salivação e estimula a secreção gástrica e amotilidade gastrintestinal, dando uma sensação de bem-estar após aingestão. Quando são adicionadas em pequenas porções aos alimentos,desencadeiam sensação prazerosa de quentura e ardência (pungência) naboca e aumento da salivação.

Os nutrientes (proteína, glicídios,lipídios, minerais, vitaminas, água e fibras), quando em proporçõesadequadas na dieta, são capazes de assegurar a manutenção das funçõesvitais do organismo, suprindo as suas necessidades de produção deenergia, de elaboração e manutenção tecidual e de equilíbrio biológico.Todos esses componentes são encontrados nos frutos de Capsicum emquantidades variáveis.

Alguns conferem valor nutricional àspimentas e aos pimentões. Outros, ditos funcionais, respondem poroutras propriedades e aplicações dos frutos de Capsicum: oscetocarotenóides, pelos corantes vermelhos da páprica; e as  pirazinas,pelo aroma característico do pimentão e de outras variedades deCapsicum. No ambiente caseiro, predomina a produção de molhos, piclesou simplesmente de conserva de pimentas em vinagre ou azeite. Naindústria, é cada vez maior o uso de pimentão maduro(páprica),principalmente como corante ou flavorizante de diversos produtosprocessado.