Francisco Minoli

OFICINA GASTRONÔMICA

Prezado Amigo Leitor(a),

Para os que não me conhecem, me chamo Francisco Minoli e é com imensa satisfação que retorno ao Jornal do Estado, na esperança de contribuir, trazendo meus conhecimentos de uma maneira simples e confiável. Ao longo da jornada “Oficina Gastronômica”, trarei informações úteis sobre os alimentos, sua história e as atualidades do Mundo da Gastronomia. Posso dizer que a cozinha não veio ao meu encontro por acaso. Desde jovem, eu já prestava atenção na maneira que meus pratos prediletos eram preparados em casa; para no caso de algum dia não haver ninguém para fazê-los, eu os faria por conta própria. Iniciei minha vida profissional e de estudos sobre Hotelaria e Gastronomia, quando cheguei em Londres em 1989. Até então, eu achava que o meu futuro estivesse em Marketing & Propaganda. Comecei então, por necessidade, a trabalhar como lavador de panelas em um hotel de luxo da rede Inter-continental em Marble Arch, no centro de Londres. Logo me encantei com as possibilidades que eu teria no Brasil através da Hotelaria e continuei trabalhando durante três anos nesse mesmo hotel em diversos setores. Até tentei seguir uma carreira como as outras, cursei o High National Diploma in Business & Finance no Westminster College em Londres, mas a vontade de trabalhar na cozinha falou mais alto, a minha paixão tornou-se minha profissão. Ao longo dos últimos 17 anos, viajei mais de 10 deles ao redor do Mundo, a trabalho e lazer, desde a Mongólia, passando pela China, Indonésia, Tailândia, Índia, Marrocos, muitos paises da Europa, América do Norte, passando inclusive pelos cruzeiros do Caribe. Em tais viagens aprendi não só sobre a gastronomia, mas a compreender outras tradições, culturas tão distantes e tão diferentes das nossas. Como Chef de Partida (Cozinheiro Chefe de Praça) eu passei por vários lugares renomados de Londres, foram muitas horas de trabalho, algumas divertidas, outras nem tanto.

Acredito no aprendizado através do trabalho desde os cargos de base e em empresas de qualidade, estou certo que isso é fundamental para a formação do profissional da minha área. Passei por hotéis das maiores redes do Mundo, como The Dorchester – Park Lane, Hamilton Place – Park Lane, The Grosvernor House – Park Lane, The Waldorf – Le Meridien, The Gloucester Hotels – Rank Hotels, The Lowndes Hotel- Jumeirah Hotels, The Hospital- Private dinning Club, Le Castrum Restaurant & Auberge – L‘Arriege (*Michelin)– França.

Para mais tarde eu me tornar Chef Executivo do Hotel Sofitel – Salvador Bahia, fiz parte do grupo de executivos que montou e fez a abertura dos dois hotéis Marriott & Renaissance – Costa do Sauipe Bahia, Sheraton Moinho de Ventos – Porto Alegre, Taboo Lounge bar & Restaurante – Curitiba, Taj Bar & Cozinha Indochine, Chalet Sèptieme Ciel em Verbier 05/06, – Suíça, Skibo Castle em Dornoch Escócia (Castelo onde a cantora Madonna se casou).

Dentre os meus estudos, destaco as culturas dos países aos arredores do Mar Mediterrâneo, inclusive a Itália e a França, além da minha paixão pela comida Asiática.Estudei na França, na escola do renomado embaixador da Gastronomia Francesa, Monsieur Paul Bocuse. Curso o qual me abriu as portas para Chefiar o Restaurante Italiano Marco em Verbier (considerado dentre os melhores da região naquela temporada – nível Michelin*), nos Alpes Suíços, durante a estação de Ski 2002/03.

Trago em minha bagagem, inúmeras combinações de aromas e fragrâncias que as especiarias e as ervas nos reservam. Busco nos alimentos, os diversos sabores e o frescor que eles podem nos proporcionar. Atualmente me dedico à Casa do Barão Bistrô e Arte, eventuais consultorias gastronômicas e sempre que possível, leciono a arte de cozinhar. Dedicação aos estudos, tanto na teoria, quanto na prática, sempre buscando aprimorar os conhecimentos sobre a história dos alimentos.

Os sabores e aromas, a física e a química que os transformam, como e porque comemos determinados alimentos, descobrir novas formas de se transformá-los, são fatores fundamentais para me manter em dia com o universo gastronômico e seguir aprendendo. Pretendo através deste espaço, passar os meus conhecimentos adquiridos sobre a gastronomia e seguir aprendendo a cada dia. Esta coluna será voltada a todos os amantes da Gastronomia: Profissionais, Amadores, “Gourmets”, “Gourmands”, Aprendizes e Curiosos. Sugestões, envio de material e quaisquer informações.


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


E-mail: [email protected]