Dessa vez a seleção brasileira de basquete não quis que a torcida sofresse até os últimos segundos. Neste domingo, o time comandado pelo treinador Lula Ferreira teve a sua melhor atuação nos Jogos Pan-Americanos e arrasou Porto Rico na final por 86 a 65. Com o ouro, o Brasil se tornou tricampeão da modalidade.
 


Desde o começo da partida o Brasil foi bem superior. O Ala Marcelinho Machado e os armadores Valtinho e Marquinhos foram os grandes destaques, distribuindo bolas e certeiros nos arremesses, tanto de média, quanto de longa distância, o trio fez a diferença e os porto-riquenhos viram o primeiro quarto fechar com uma bela vantagem brasileira: 32 a 15.


 


Com os 17 pontos na frente, o Brasil entrou mais relaxado no segundo quarto, mas Porto Rico não conseguiu imprimir seu ritmo e o ala Marcus Vinícius, que geralmente fica no banco, começou a aparecer e comandou todas as ações no garrafão. E mesmo com o marcador de 19 a 18 para os adversários, a seleção brasileira seguia com o jogo na mão.


 


O terceiro quarto foi quase um replay do segundo, com os brasileiros cadenciando o jogo e não deixando que Porto Rico imprimisse uma grande reação. Tanto que, em pontos, o quarto terminou empatado.


 


Com a vitória praticamente garantida, no último quarto o técnico Lula Ferreira começou a fazer muitas substituições para que todos os jogadores do Brasil pudesse curtir a festa que a torcida fazia. Porto Rico seguia jogando, mas já sabendo que só lhe restava a prata, não se esforçava tanto quanto podia e apenas restou ver a comemoração brasileira.