Brasil e Paraguai venceram pela segunda rodada do torneio de futsal dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 e garantiram a classificação para a fase semifinal, com uma rodada de antecipação. Nesta terça-feira, dia 24, o Paraguai venceu a seleção da Guatemala por 2 a 1. Em seguida, o Brasil goleou Cuba por 8 a 0.

Nesta quarta-feira, brasileiros e paraguaios se enfrentam às 10h15 para decidir o primeiro colocado do Grupo A.

No primeiro jogo do dia, o Paraguai manteve os 100% de aproveitamento da competição. Em partida válida pela segunda rodada do grupo A, a equipe derrotou a Guatemala por 2 a 1, no Pavilhão 3B do Complexo do Riocentro. Todos os gols saíram no primeiro tempo. Jose Ortiz abriu o placar para os paraguaios logo no primeiro minuto. Aos três, Erick Coronado empatou e, aos cinco, Ortiz marcou o tento da vitória.

Depois do jogo, o brasileiro Fernando Ferreti, técnico do Paraguai, afirmou que se contenta com a segunda colocação na chave.

“O meu desejo é lutar pela medalha de prata ou pela de bronze, pois nunca esperei vencer o Brasil. A partida desta quarta-feira (contra os anfitriões) será um amistoso”.

O Brasil, que não dera o show que a torcida esperava na estréia (vitória por 4 a 1 sobre a Guatemala), dessa vez encheu os olhos do público. Com gols de Falcão (três), Vinícius, Gabriel, Neto, Marquinho e Simi, a seleção brasileira protagonizou a maior goleada do futsal nos Jogos (8 a 0 sobre Cuba) e garantiu vaga nas semifinais.

Falcão, com o pé esquerdo, abriu o placar aos três minutos, num contra-ataque, após passe de Marquinho. Aos oito, Vinícius tabelou com Valdin e ampliou a vantagem. Gabriel marcou o terceiro aos 13, num forte chute de canhota, no ângulo. Camisa 13 do Brasil, Valdin voltou a trabalhar como garçom. Desta vez, para o gol de Falcão, aos 14. A jogada do quinto gol começou com um lançamento primoroso de Falcão, aos 16. Vinícius recebeu e tocou para trás e Neto chutou duas vezes para também deixar sua marca.

Marquinho, aos três do segundo tempo, bateu de direita, no contrapé do goleiro Wilfre e ampliou. Para delírio da torcida, Falcão marcou seu terceiro gol na partida (e o quarto no torneio), aos 12. Vinícius chutou, o goleiro rebateu e o artilheiro do RIO 2007 não perdoou.
Aos 18, Simi, camisa 8, marcou o oitavo gol brasileiro.

“Fomos criticados na estréia e desta vez o time melhorou”, comentou Falcão.

Também nesta terça-feira, pelo grupo B, a Costa Rica enfrenta a Argentina e os equatorianos encaram os americanos. Na estréia, os argentinos golearam os EUA (5 a 2), enquanto os costa-riquenhos derrotaram o Equador, por 6 a 4.