Os cariocas Luis Fernandes e Felipe Macedo conquistaram nesta quarta-feira as primeiras medalhas pan-americanas do Brasil no estilo greco-romano da luta olímpica O primeiro ficou com a prata na categoria até 96 quilos e o segundo faturou o bronze na categoria até 74 quilos. Agora, o País soma ao todo cinco medalhas na luta olímpica – as três anteriores foram obtidas no estilo livre.

Luis Fernandes perdeu facilmente a decisão para o norte-americano Justin Ruiz por 2 a 0. Conhecido como Luizinho, o brasileiro foi beneficiado pela presença de poucos participantes na sua categoria – apenas seis. Assim, devido ao sorteio, não precisou participar do qualificatório e entrou direto na semifinal, em que venceu o mexicano Oscar Aguilar por 2 a 1.

“Estou triste, mas amanhã (quinta-feira) vai cair a ficha de que essa prata vale ouro para mim, como brasileiro”, disse Luis Fernandes, de 26 anos, que também trabalha como contador. “Tentei, mas nos Estados Unidos há 100 como ele (o campeão Justin Ruiz). Esse material humano faz diferença.”

Já Felipe Macedo ganhou a disputa com o equatoriano Marcelo Mina por 2 a 0, para festa dos amigos presentes nas vazias arquibancadas do Pavilhão 4A do Riocentro nesta quarta-feira. “É muito bom, porque ganhei no Brasil”, comemorou o atleta de 25 anos, que, assim como Luis Fernandes, sofre com a falta de investimentos no esporte. “O objetivo é sempre a Olimpíada, mas sei que é difícil, nem sempre a gente tem condições de viajar para as seletivas.”

Somente neste ano, com a proximidade do Pan, a CBLA ganhou o apoio da Caixa. Nem mesmo a presença na equipe do ex-big brother Marcelo Zulu – eliminado terça-feira na categoria até 84 quilos do estilo greco-romano – ajuda a atrair mais investimentos. “A Confederação (Brasileira de Lutas Associadas, CBLA) ajuda como pode, mas às vezes não dá. Mesmo assim eu sou otimista”, afirmou Felipe Macedo.

Nesta quinta-feira começam as disputas do estilo livre. Mas o carioca Antoine Jaoude, 12 vezes campeão brasileiro, prata no Pan de Santo Domingo/2003 e considerado o maior nome da modalidade no Brasil em todos os tempos, só compete no sábado.