O Brasil conquistou três medalhas no primeiro dia de finais da canoagem nos Jogos Pan-Americanos do Rio, nesta sexta-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Foram duas de prata, no K1 1000 e no C2 1000, e uma de ouro, no K4 1000.

O destaque brasileiro foi Sebastian Cuattrin, que ganhou duas medalhas. Primeiro, ele levou prata no K1 1000. Depois, participou da equipe que conquistou ouro no K4 1000, ao lado de Guto Campos, Roberto Maehler e Edson Silva.

Argentino naturalizado brasileiro, Cuattrin já tinha nove medalhas pan-americanas, depois de disputar quatro edições dos Jogos, mas nenhuma de ouro. Acabou com o jejum nesta sexta-feira “Tenho que agradecer muito a todos por ter minha primeira medalha de ouro”, comemorou o atleta de 33 anos.

A primeira medalha do dia de Cuattrin foi no K1 1000, a prova 1 quilômetro no caiaque individual. Ele terminou 3s206 atrás do canadense Angus Mortimer, que fez o tempo de 3m39s519 e levou ouro. E o bronze foi para o cubano Jorge García.

Depois, também na manhã desta sexta-feira, Cuattrin formou a equipe do K4 1000, a prova de 1 quilômetro no caiaque para quatro atletas. Aí, ao lado Guto Campos, Roberto Maehler e Edson Silva, ele levou ouro – o tempo foi de 3m04s145. A prata ficou com os canadenses, que ficaram 0s720 atrás dos brasileiros, e o bronze foi para Cuba.

A performance desta sexta-feira, além de dar o primeiro ouro, colocou Cuattrin como um dos maiores medalhistas brasileiros em Jogos Pan-Americanos. Nesse ranking, ele deixou o ex-nadador Fernando Scherer (Xuxa) para trás – tem 10 – e chegou às 11 medalhas: são três de bronze, sete de prata e uma de ouro. O recordista é o também ex-nadador Gustavo Borges, com 19, sendo oito de ouro.

Mas o dia não teve apenas essas duas medalhas para a canoagem do Brasil. No C2 1000, prova de 1 quilômetro na canoa para dois atletas, os brasileiros Vilson Nascimento e Wladimir Moreno ficaram com a prata.

A vitória foi dos cubanos Karel Aguilar e Serguey Torres, que terminaram a prova com o tempo de 3m47s857, 1s450 na frente dos brasileiros. Já o bronze foi para os venezuelanos Eduard Paredes e José Silva.

OUTRAS PROVAS – Na categoria C1 1000, o brasileiro Nivalter Santos de Jesus não teve um bom desempenho e terminou na quinta colocação. O ouro foi para o mexicano José Cristóbal Quirino, atual campeão mundial. A prata ficou com o cubano Reydel Ramos e o bronze ficou com o canadense Benjamin Russell.

Na categoria K4 500 feminino, a equipe de Cuba conquistou a medalha de ouro. A Venezuela ficou com a prata e o Canadá ganhou o bronze. As brasileiras Luana de Santi Rech, Naiane Pereira, Ariela César Pinto e Daniela Alvarez terminaram a prova na quarta colocação.

No K2 1000, os brasileiros Givago Bitencourt e Jonatan Maia chegaram na quinta colocação. México, Argentina e Venezuela ficaram com o ouro, a prata e o bronze, respectivamente.

Neste sábado, no último dia de disputa da canoagem no Pan do Rio os brasileiros voltam à Lagoa Rodrigo de Freitas em busca de mais medalhas para o Brasil.