O velejador Ricardo Winicki, o Bimba, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos na categoria RS:X na tarde deste sábado.  O bicampeonato pan-americano ocorreu após a medal race, que é a última regata, garantindo o ouro ao brasileiro, que liderava desde a oitava.


 


A categoria RS:X teve oito etapas disputadas, sendo que Bimba passou à frente do mexicano David Terán – medalhista de prata – justamente nas duas últimas regatas, com 12 pontos desperdiçados. Já a medalha de bronze pertence ao argentino Mariano Reutemann. A conquista do pan-americano apaga a frustração de Bimba por não ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, quando perdeu o ouro somente na última regata.


 Além disso, Bimba é o atual campeão mundial da categoria, com vaga assegurada às Olimpíadas de Pequim, em 2008.


Levou outro também apesar do mau tempo, a equipe Bruschetta Sailing Team, liderada por Maurício Santa Cruz, na vela Pan-Americana, na categoria J24. 
 A embarcação brasileira é tripulada pelo capitão Maurício Santa Cruz, além de Carlos Jordão, Alexandre Silva e Daniel Santiago.



A caçula da delegação de vela, Patricia Castro, conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos na categoria RS:X, na tarde deste sábado.
 


O ouro da RS:X ficou com a canadense Dominique Vallée, que desperdiçou apenas 10 pontos em oito regatas, enquanto o bronze ficou com a argentina Florencia Gutierrez. Prodígio da vela brasileira, Patrícia Castro também tem sua vaga assegurada às Olimpíadas de Pequim, em 2008, após o bom desempenho no Mundial da categoria, realizado em Cascais, Portugal.


A velejadora brasileira, Adriana Kostiw, conquistou a medalha de bronze na classe Laser Radial ao vencer a medal race da categoria Laser Radial, disputada neste sábado, na Baía de Guanabara.
 


Para conquistar o bronze, a brasileira venceu a última regata, que quase não foi disputada pelas condições climáticas. Antes, Adriana Kostiw aparecia na quinta colocação, aparentemente sem chance alguma. O ouro ficou com a norte-americana Paige Railey, enquanto a mexicana Tânia Elias ficou com a prata. Após o término da prova, Adriana demonstrou sua felicidade com o bronze, mas ficou muito irritada com a desclassificação do Brasil na classe Hobie Cat 16, dos brasileiros Bernardo Arndt e Bruno Oliveira.”Eu estava em quinto e fiz uma ótima regata para ficar com o bronze, mas eu não posso deixar de pensar que o que aconteceu com o pessoal do Hobie Cat. Para mim isto é uma injustiça. Eu não falo isso porque eles são brasileiros, mas perder o ouro por causa de um erro de um fiscal…”.