IMG_4396-Edit
Natural de Goioerê, no noroeste do Estado, a pintura do artista dialoga com questões próprias da História da Arte, a violência e a lógica de descarte. Foto: Mariana Pajuaba

Com 50 artistas indicados, Gustavo Magalhães é o único paranaense a concorrer no primeiro turno do PIPA Online 2024, um dos maiores prêmios brasileiros na área das Artes Visuais. A competição acontece a partir do voto popular e, para participar, basta cadastrar seu e-mail na plataforma do Instituto PIPA até este domingo, dia 7 de julho. Para que os votos sejam computados, é necessário votar em outros dois artistas.

Gustavo é graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais na mesma instituição. Explora, a partir da pintura, a precariedade das fontes, desde as imagens que retrata até as ferramentas que utiliza. Geralmente, ao invés das tradicionais telas de tecido, utiliza como suporte para suas obras materiais descartados, como pedaços de madeira carcomida pelos cupins de uma construção abandonada.

4131-1

Fé (em azul e amarelo), 2023, óleo sobre papel. Foto: Mariana Pajuaba

A mesma lógica se aplica a sua pintura: são imagens retiradas de postagens em redes sociais ou matérias jornalísticas, descontextualizadas e retratadas em tinta. A ideia, ao transformar o descarte em obra, é dialogar com a ideia de cânone na história da pintura. Em 2018, em paralelo à sua pesquisa sobre formas de controle na sociedade contemporânea, o artista deu início à série “violência”, com obras expostas no CUBIC4 (Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba).

Em 2022 a obra “sem título” da série “violência” passa a integrar o acervo museológico do Museu de Arte do Rio. Em 2023 acontece sua primeira exposição individual, “ATELIÊ ABERTO”, no apartamento em que o artista residia e trabalhava, transformando-o em um espaço expositivo efêmero. Mais tarde, no mesmo ano, sua segunda individual, “O Irretratável”, com curadoria de Rafael Rodrigues, na Soma Galeria.

Natural de Goioerê, no noroeste do Paraná, e residente em Curitiba, o artista tem ganhado destaque na cena da arte contemporânea brasileira. Recentemente, além da indicação ao Prêmio PIPA, Gustavo montou sua exposição individual “FUSÃO”, com curadoria de Ayala Prazeres, em galerias da Caixa Cultural no Rio de Janeiro e Recife.

Voto online

Para apoiar Gustavo Magalhães no Prêmio PIPA Online 2024, clique aqui. A votação segue até domingo (7), e os indicados que acumularem pelo menos 500 votos na primeira etapa serão classificados para o 2º turno, que vai de 15 a 21 de julho.

SERVIÇO

Gustavo Magalhães no PIPA Online 2024

https://www.premiopipa.com/2024/07/votar-no-pipa-online-2024/

Votação aberta até domingo (7)