Skillful experienced little girl in safety motorcycle helmet driving motor vehicle very fast, holding hands on steering wheel on handlebar, enjoying high speed. Extreme sports and active lifestyle
FotoFreepik

Muitos pais e responsáveis planejaram passeios de motos para celebrar o Dia das Crianças com muita diversão. Além disso, transportar os filhos na garupa também facilita a rotina de quem não tem carro, especialmente para levar até a escola, por exemplo. Mas, qual é a forma segura e dentro da lei para conduzir os pequenos?  

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), menores de 10 anos não podem ser levados em motocicletas, e os que têm idade permitida devem sempre usar capacete. No entanto, os cuidados vão muito além dessas regras básicas. Ignorar detalhes pode resultar em multas, suspensão imediata da CNH e, o mais preocupante, colocar a vida em risco.

A Lei nº 14.071, em vigor desde fevereiro de 2021, trouxe mudanças importantes para o transporte de crianças na garupa de motos. Agora, não basta ter 10 anos – a criança precisa alcançar os pedais e portar o RG para estar em conformidade com a norma. Caso contrário, o transporte é proibido. 

Antes, crianças a partir de 7 anos podiam ser transportadas na garupa, porém, com a nova lei, a segurança foi reforçada. Dados do Ministério da Saúde de 2020 mostravam que 16% das mortes de crianças em sinistros de trânsito envolviam motocicletas, destacando a necessidade urgente dessas medidas. 

“Crianças são mais vulneráveis a acidentes, podem perder o equilíbrio com mais facilidade em curvas ou manobras repentinas”, aponta Antonio Grigonis, gerente da Honda Blokton, maior rede de concessionárias de motos do Paraná.

O profissional, que também ministra palestras sobre direção defensiva, explica que ao transportar uma criança, é imprescindível que ela esteja usando capacete do tamanho correto e com viseira. “O piloto deve ter também atenção redobrada, reduzir velocidade nas curvas e pedir para criança abraçá-lo”, salienta.

Dicas para transportar crianças no moto com segurança

Para garantir a segurança dos pequenos na garupa, além de respeitar a idade mínima, é seguem orientações elaboradas pela Honda Blokton para o transporte seguro dos pequenos:

Capacete ideal

O capacete deve estar ajustado ao tamanho da cabeça da criança. Um equipamento inadequado, maior que o necessário, pode se soltar facilmente em caso de impacto, deixando a criança exposta a graves riscos. Também deve estar em conformidade com as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e ser certificado pelo INMETRO.

Condições físicas da criança

Mesmo com 10 anos, a criança precisa alcançar os pedais e ser capaz de se segurar adequadamente no piloto. Se ela não conseguir se equilibrar ou segurar com firmeza, o transporte torna-se perigoso e ilegal.

Atenção ao peso extra

O peso da criança na garupa altera o equilíbrio e a dirigibilidade da moto, exigindo maior cuidado em manobras e curvas. Reduzir a velocidade e pilotar com suavidade ajuda a manter o controle da moto e a segurança da criança.

Equipamentos de proteção 

Além do capacete, da jaqueta, calça e luvas de proteção, considere também o uso de cintos de segurança específicos para motos, que proporcionam mais estabilidade e proteção para o passageiro infantil. 

Embora esse equipamento ainda não seja muito popular, ele pode ser extremamente eficaz. O cinto envolve a criança, protegendo suas costas e é fixado ao piloto, garantindo que ambos permaneçam conectados com segurança

Instrução e comunicação

Antes de qualquer viagem, é importante explicar à criança a importância de se manter atenta, segurar-se firme e evitar movimentos bruscos. A comunicação clara e antecipada ajuda a prevenir imprevistos durante o trajeto.

Infração gravíssima e suspensão da CNH

Transportar fora das regras previstas por lei incorre numa infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, o acúmulo de sete pontos na carteira, além do recolhimento de moto ao pátio. O condutor ainda terá a suspensão da CNH por 12 meses e a obrigatoriedade de cumprimento de 30 horas de reciclagem. 

Portanto, no clima dos Dia das Crianças, nada melhor que valorizar a segurança dos pequenos. Seguir as normas de trânsito e adotar medidas preventivas é a melhor forma de transformar qualquer passeio de moto em uma experiência segura e agradável para todos.