Kwid e Logan são os carros menos desvalorizados segundo a Quatro Rodas

Prêmio Melhor Revenda 2023, que é uma parceria da Quatro Rodas com a Kelley Blue Book (KBB) Brasil

Nilton Saciotti

Os modelos Renault Kwid e Logan foram os carros que menos desvalorizam nos seus segmentos, segundo prêmio Melhor Revenda 2023, que é uma parceria da Quatro Rodas com a Kelley Blue Book (KBB) Brasil, empresa especializada na avaliação e pesquisa de preços e automóveis. 

O Kwid foi o hatch subcompacto de acesso que menos depreciou no ano, com um índice de 13,71%. E o Logan foi o sedã compacto de acesso que menos desvalorizou no segmento com 18,43%. 

“Tanto o Kwid como o Logan são sucesso entre os consumidores. Cada um com os seus pontos fortes como o baixo consumo de combustível do Kwid e o ótimo espaço interno do Logan. Essas premiações reforçam a confiança do cliente na nossa marca e na nossa estrutura de pós-vendas”, diz Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil. 

Sobre o Kwid

Lançado em agosto de 2017, o Kwid está prestes a completar cinco anos no Brasil. Desde que chegou ao mercado brasileiro, o modelo coleciona prêmios é um sucesso entre os consumidores. O compacto da Renault inovou o segmento de entrada com design SUV, maior porta-malas da categoria, baixo consumo de combustível e único da categoria com quatro airbags de série em todas as versões. No início de 2022, foi renovado mantendo todas essas características e com evoluções em design e tecnologia.

Uma das tecnologias aplicadas para a redução do consumo de combustível é a adoção do sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.

Outras tecnologias aliadas ao consumo de combustível foram a adoção do sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, do sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), além de pneus verdes, que têm 20% a menos de resistência de rolagem, reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2.

Além de mais econômico, o motor tem um desempenho ainda melhor. O moderno propulsor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio, agora rende 71 cv de potência com etanol no tanque e 68 cv com gasolina. O torque também teve melhoria: 10,0 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, garantindo boas acelerações e retomadas.

Sobre o Logan

Quando chegou ao Brasil em 2007, o Renault Logan rapidamente caiu no gosto dos consumidores. O modelo inovou em seu segmento, mostrando que é possível um produto oferecer amplo espaço interno, robustez mecânica, baixo custo de manutenção sem precisar que se pague a mais por isso. Em 2020, o sedã trouxe um novo visual, mais conforto e segurança, com quatro airbags de série. 

O espaço interno continua sendo um dos pontos fortes do sedã e uma importante vantagem em relação aos competidores diretos. Cinco pessoas viajam confortavelmente, com folgas para os joelhos, ombros e cabeça, graças principalmente à boa distância entre-eixos de 2.635 mm, que supera a medida dos seus principais concorrentes. O amplo espaço interno também é percebido no porta-malas, de 510 litros, um dos maiores do segmento.