Pratos do Bee.O (foto Jennyfer França)

 Curitiba acaba de ganhar um novo espaço de café, panificação e confeitaria artesanal. O Bee.O Café inaugurou no dia 3 de julho na Rua Jacarezinho, 636, nas Mercês, e é de propriedade da empresária Clemilda Thomé e de seu filho, o também empresário José Guilherme Thomé. O Bee.O Café também tem o celebrado chef de cozinha Lênin Palhano como chef executivo e diretor de operações, que promete uma produção diária e com os melhores ingredientes – característica esta que marca a atuação de Palhano. O cardápio recebe a assinatura dele e da confeiteira Anna Cury.

            Com projeto arquitetônico do escritório Godino Arquitetura, do arquiteto Javier Godino, o Bee.O Café tem capacidade para 24 pessoas e traz, como destaques, pães de fermentação natural, além de confeitaria moderna e artesanal. Também trabalha com encomendas para datas especiais, cestas para presentes e coffee break empresarial. Para a pausa do dia, no Bee.O Café o cliente encontra cafés, sanduíches, toasts, bolos caseiros e quentinhos, croissants, entremets, brigadeiros, pães de fermentação natural, sonhos e muito mais.

No cardápio, que é fixo, pratos como Empanadas Argentinas (nos sabores carne, frango cremoso, ricota com espinafre e cebola caramelizada), Sanduba Caprese no Croissant (croissant artesanal, rúcula, muçarela de búfala, molho pesto da casa e tomate confit) e Entremet (uma sobremesa em camada com várias texturas, com limão siciliano, frutas vermelhas, creme de avelã e frutas tropicais), se destacam. Para manter os produtos sempre frescos, o Bee.O Café trabalha com uma vitrine diária. Isso significa que há uma quantidade limitada de produtos no dia a dia e, caso o cliente não queira perder aquele exato doce da vitrine, por exemplo, pode fazer uma reserva via WhatsApp, no número (41) 3023-4808.

            “A ideia foi criar um espaço lindo, amplo e moderno, para receber pessoas para uma pausa, com um cardápio assinado e pensado em cada detalhe, e com opções para diferentes horas do dia. Estamos muito felizes com a inauguração e esperamos todos para escrever essa nova história junto conosco”, diz Clemilda. O convite da empresária a Lênin Palhano aconteceu, também, para que o chef assumisse a direção operacional e chefia executiva de outros empreendimentos gastronômicos do grupo, de propriedade de Clemilda, que contempla o Bee.O, o Quintal do Porco, o Con Cozinha Oriental, além de participar do desenvolvimento de novas operações.

Sobre Lênin Palhano

Com 37 anos e há 17 no mercado, o chef Lênin Palhano se formou em Gastronomia em 2009 e rapidamente ingressou no Grupo Vino! através do restaurante Terra Madre, onde começou como auxiliar de cozinha e transitou durante quatro anos por todos os setores até tornar-se sub chef de Ivan Lopes com a chefia executiva de Rodrigo Martins.

Em 2010, Lênin recebeu o prêmio de Chef revelação – Talento Jovem do Prêmio Bom Gourmet, o que lhe abriu portas para assumir o comando do francês C la Vie, do mesmo grupo, com apenas 24 anos – na época, o restaurante era assinado pelo Chef Erick Jacquin. Em menos de um ano, o restaurante se transformou em uma cozinha abrangente e de influência mundial. Em 2013, Palhano assumiu a culinária do Terra Madre, tornando-se chef executivo do Grupo Vino! aos 26 anos.

Depois de sete anos no grupo, Palhano decidiu aceitar o convite do empresário Jorge Nacli e assumir a gestão gastronômica do primeiro hotel boutique de Curitiba, o Nomaa Hotel, que contempla o restaurante Nômade. Ao lado de Carolina Nacli, foram mais sete anos de imersão absoluta no projeto que tornou o hotel referência no Brasil e no mundo – o estabelecimento foi considerado um dos melhores hotéis urbanos do planeta pela revista Wallpaper, grande nome mundial em design e estilo de vida. No Nômade, o chef conquistou prêmios como Melhor Restaurante de Curitiba por inúmeras vezes nas revistas Veja, Bom Gourmet e TOPVIEW, e Chef do Ano, além de uma chancela na seleção de chefs mais promissores do país pela GQ em 2017, sendo o único fora do eixo Rio-São Paulo.

Em 2020, Lênin, com inspiração proveniente dos dias de reclusão durante a pandemia, colocou em prática outra ideia: a criação do Grupo Obst., assim, encerrando seu ciclo no Nomaa Hotel. O primeiro negócio nasceu em janeiro de 2021, o Obst.Lugar, um projeto ousado para a cena curitibana que contava com criatividade e hospitalidade como pilares centrais. Na sequência, veio a Lênin Palhano Cozinha de Eventos, em março de 2022 nasceu o Ninna Cozinha, e, na sequência, os restaurantes Olivia Mercearia Artesanal, Ottro Sanduba e Ottra Pizza. No início de 2023, o chef deixou o Grupo Obst. para se dedicar a um novo projeto.

A fim de colocar em prática todo o seu conhecimento derivado de anos de experiência, criou o Lênin Palhano Hospitalidade e Gastronomia. A primeira parada desta jornada foi no B Hotel, em Brasília (DF), hotel design localizado na área nobre da capital, onde esteve à frente da reestruturação de todo o setor gastronômico reformulando cardápios de restaurante, bar, departamento de eventos, room service, café da manhã, e capacitando equipes de todo o setor de A&B (alimentos e bebidas). Lênin continua como chef executivo e irá fazer a gestão, desenvolvimento e acompanhamento do projeto, mesmo estando à frente do Bee.O Café.

SERVIÇO:

Bee.O Café

Endereço: Rua Jacarezinho, 636 – Mercês

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19h e aos sábados, das 10h às 16h

Reservas: (41) 3023-4808

Instagram: @beeocafe

(com assessoria)