14 november 2021, MSC Seashore’s first arrival in Miami – Photo credit Michel Verdure

Turismo, diversão e gastronomia. Esses são os atrativos do MSC Seashore, o maior e mais moderno navio da MSC Cruzeiros a navegar em costas brasileiras. No último dia 9, a empresa promoveu a inauguração do navio no Brasil, no litoral de Santos (SP), em evento exclusivo para convidados. No dia seguinte, o Seashore partiu com turistas para o primeiro cruzeiro local.

MSC Seashore, Long Island Pool (foto divulgação)

Tudo nesse enorme complexo turístico é grandioso, colorido e brilhante. O design privilegia a proximidade do mar, com piscinas de borda infinita, restaurantes, bares e lounges com vista para o oceano.  Os números impressionam: são 339 metros de comprimento, 41 de largura e 76 de altura, em 20 andares. A capacidade é para 5.800 hóspedes, em 2.270 cabines, sendo 74 para hóspedes com necessidades especiais ou mobilidade reduzida.
O foco é diversão para todas as idades. São seis piscinas (sendo uma com teto retrátil), 16 hidromassagens, clubes kids e teens , aquapark com o tema “Pirates Cove”, dois toboáguas, sendo que um inclui experiência de realidade virtual; sala de jogos eletrônicos com simulador de fórmula 1, simulador de Rafting e outros jogos. O MSC Seashore tem a maior área infantil da frota com 703 m², divididos em seis salas dedicadas para crianças de todas as idades. Ou seja, atividade o tempo todo.

MSC Seashore, Pirates Cove Aquapark
MSC Seashore, Hall of Games
MSC Seashore, Infinity Pool

Gastronomia –  Os dez restaurantes do MSC Seashore têm alguns destaques. Entre aqueles que normalmente estão incluídos nos pacotes, a gastronomia é mediana, daquelas que agradam mas não surpreendem. O buffet central Marketplace tem comida praticamente o dia todo, com enorme variedade. São 20 horas de serviço, incluindo pizzas feitas na hora, hambúrgueres e todo tipo de guloseima.

Guloseimas no Market Place: tem comida o dia todo (foto SM)
O Café da manhã pode ser no restaurante buffet Market Place ou na opção a la carte, ambos inclusos no pacote.

 Já os chamados “restaurantes de especialidades” entregam mais, mas são pagos à parte dos pacotes. Um “combo” com duas experiências nestes restaurantes sai por 99 dólares por pessoa. Tem o Bucher’s Cut, churrascaria ao estilo americano, tem inclusive uma área externa para quem quer comer olhando o mar. O Kaito Sushi Bar oferece a tradicional esteira rolante de sushis e sashimis. O Hola! Tacos & Cantina tem pratos da cozinha mexicana; e o Ocean Cay, de frutos do mar, incluindo camarões e bacalhau.

MSC Seashore, Butcher’s Cut: área ao ar livre
MSC Seashore, Kaito Teppanyaki
O cozinheiro em ação no Kaito Teppanyaki (foto SM)

Eu tive uma boa experiência do Kaito Teppanyaki, que oferece um entretenimento diferente. Os chefs cozinham à vista dos clientes em uma grelha aberta, fazendo acrobacias, puxando coro em musiquinhas contagiantes e servindo pratos bem temperados com frutos do mar e carnes. Em todos os restaurantes, há boas opções de vinhos e drinks.

MSC Seashore, Sports Bar

Há ainda os restaurantes principais, Central Park Restaurant, Tribeca Restaurant e 5th Avenue Restaurant, que servem pratos de culinária internacional. Já o Manhattan Restaurant é o restaurante principal exclusivo para hóspedes da Experiência Aurea, um pacote especial.

Para os amantes de vinhos, o The Wine Cellar oferece duas wine stations (em que se pode comprar a bebida porcionada) com vinhos selecionados. As taças custam a partir de 15 dólares. Quem curte drinks tem outras opções, como o Seashore Bar, o Shine Bar, o Champagne & Wine Bar e o Cocktail Bar.  

Degustei um bom Clablis no Cocktail Bar. Q taça sai por 13,60 dólares (foto SM)

Entre os diversos bares, o meu favorito foi o Sports Bar, pela decoração caprichada e temática, corners com tv exclusiva para quem quer assistir a esportes diversos e uma imensa variedade de cervejas.

MSC Seashore, Le Cabaret Rouge

Um enorme lounge na popa, o Le Cabaret Rouge, com entretenimento ao vivo e original todas as noites.  Eu participei de uma Silent Party, em que cada pessoa ganhava um fone de ouvido, escolhia entre três trilhas sonoras distintas e curtia a pista de dança com seu som favorito. Tudo enquanto o ambiente permanecia silencioso. Foi muito interessante e todos os convidados com quem falei adoraram.

MSC Seashore, Madison Theater tem espetáculos ao estilo Broadway

Decoração

Apesar da companhia ser italiana, a inspiração do Seashore é Nova York. Tem até uma Estátua da Liberdade de três metros no cassino e uma praça batizada Times Square com lojas e um painel de LED de 8,5 m de altura. Um teatro para 1.200 pessoas tem apresentações ao estilo Broadway. Tudo é over: muito brilho, muitas cores, a tradicional escada de cristais Swarovski, marca registrada da MSC, em que cada degrau chega a custar 6 mil dólares. E tem ainda uma ponte suspensa transparente com vista deslumbrante.

MSC Seashore tem até uma estátua da Liberdade

Em contraponto, as cabines são sóbrias e muito confortáveis. Se puder, escolha uma com varanda, faz diferença ver o mar ali quando quiser. Fiquei numa cabine assim, com cama de casal e um sofá cama que comporta mais duas pessoas. O banheiro tem um bom tamanho, todo espaço é bem aproveitado.

MSC Seashore, Deluxe Balcony

 Há uma área vip para quem paga por isso: o MSC Yacht Club tem suítes luxuosas na proa (frente) do navio, restaurante, bar, deck e piscinas exclusivos.  No Yacht Club, os hóspedes têm direito a regalias como prioridade no embarque e desembarque, área exclusiva para check-in e check-out, pacote de internet, pacote all inclusive de bebidas (incluindo o minibar da cabine), mordomo e serviço de concierge 24 horas e uso ilimitado da área termal do MSC Aurea SPA.

O navio é cheio de ambientes feitos apenas para fotos, os chamados “instagramáveis”

Preços

Os valores de cruzeiros variam muito: de onde a pessoa embarca, da época do ano, da ocupação do navio. Podemos dizer que um cruzeiro de 7 dias sai em torno de cinco mil reais por pessoa.  Vale à pena comprar o pacote de bebidas, afinal, tudo no passeio é pago em dólar. Para se ter uma ideia, os drinks giram em torno de 7 a 9 dólares. Então faça as contas e veja qual pacote melhor se adequa ao seu padrão de consumo.

E uma curiosidade: por superstição, o navio não tem o 17º andar. Pula direto do 16 para o 18.

O MSC Seashore permanece no Brasil até março/23.  Informações no site www.msccruzeiros.com.br ou com agentes de viagem.

(* A jornalista viajou a convite da MSC Cruzeiros).