Scarpetta – arq. Bruna Busse
Scarpetta – imagem arq. Bruna Busse

Um novo endereço da cucina italiana está sendo construído na capital paranaense, na Alameda Julia da Costa. O Scarpetta Cucina, empreendimento do Grupo Obst, faz uma ode à Itália, e será inaugurado no próximo dia 28 de setembro. Com receitas inspiradas em pratos tradicionais que resistem ao tempo, com um toque de criatividade e inovação, cada preparo mostra conhecimento de técnicas da gastronomia que elevam os sabores e texturas de cada ingrediente à novos patamares.

“Scarpetta vem da expressão ‘Fare la Scarpetta’, do ato de passar o pão no prato após o término da refeição, garantindo que nenhuma gota dos deliciosos molhos italianos seja perdida. Mhelody Vaz é idealizadora do Scarpetta e sócia do Grupo Obst, que conta atualmente com outros quatro empreendimentos na cidade: ObST, Ninna Cozinha, Olívia Mercearia Artesanal e OTTRO Rolê.

Quem assina o menu e comanda a casa é Ronaldo Canha, chef com mais de 20 anos de experiência. Formado pelo SENAC em convênio com o Instituto de Culinária Norte-Americano da Califórnia, Canha foi trabalhar em Nova York após sua formatura, onde ficou por três anos. Após uma passagem pela Europa, o chef voltou ao Brasil, onde ganhou o prêmio de chef revelação de 2013 e conquistou destaque nacional ao comandar o premiadíssimo Quadrucci, no Rio de Janeiro (RJ). Agora, Ronaldo desembarca na capital paranaense, acompanhado por uma grande equipe, para abraçar e desenvolver o novo empreendimento do Grupo Obst.

“Nunca imaginei uma mudança de cidade nesse momento da minha vida, mas quando conheci o novo projeto do Grupo ObST, em Curitiba, fui pego logo de cara. Sou completamente apaixonado pela gastronomia italiana, e vi essa mesma paixão e dedicação no projeto do Scarpetta”, diz o chef Ronaldo Canha.

O menu

O cardápio do Scarpetta Cucina é uma verdadeira celebração à gastronomia italiana. Logo na entrada, a Burrata leva um crumble de azeitonas pretas, tomates confitados e molho pesto; o tradicional Arancini – bolinho de risoto frito – ganha versões de funghi e aioli ao perfume de trufas; e a polenta cremosa acompanha ragú de carne e a crocância do crumble de parmiggiano, trazendo um toque de modernidade ao preparo.

Não é diferente nos pratos principais. Entre os destaques está o Taglionini que acompanha um rico molho de mascarpone, com um toque da acidez do limão siciliano junto a um espeto de camarões grelhados e tomatinhos confitados. Já o polvo grelhado, por sua vez acompanha um nhoque especial de azeitonas pretas com tomatinhos. O ravioli negro, com camarões e alho poró, recebe um saboroso molho de tomatinhos agridoces.

Para quem ama carne vermelha, uma ótima opção será o Steak de filé, com demi-glace e risoto Carbonara. E não para por aí, a casa tem opções de peixe, lasanha e carnes.

Complementando a experiência culinária, as sobremesas ganham receitas que ressoam memórias afetivas. O Profiterole, doce desenvolvido por um chef italiano no século XVI, ganha uma versão combinada com sorvete de leite da casa e calda de brigadeiro. A Meringata eleva a experiência, unindo o merengue italiano, com frutas vermelhas como framboesa, morangos e mirtilos, finalizado com calda vermelha, e não ficam de fora sobremesas tradicionais, como o Tiramissu e Cannoli.

Na carta de vinhos, a seleção feita pela casa percorre todas as regiões da Itália e vai além, harmonizando perfeitamente com cada um dos pratos, do vinho tinto robusto ao branco refrescante e espumantes.

Aconchego e familiaridade

Com 200m² e capacidade para 80 pessoas, cada espaço do Scarpetta tem detalhes cuidadosamente pensados. “Quis projetar um restaurante que celebrasse tradições italianas com traços arquitetônicos modernos que indicassem e traduzissem a contemporaneidade,” destaca Bruna Busse, arquiteta responsável pelo projeto do Scarpetta.

De acordo com a profissional, o ponto de partida do projeto foi o elemento curvado no forro, que a trouxe inspiração das cavas e vinícolas italianas, e somado ao revestimento utilizado, produz um incrível conforto acústico, deixando o espaço ainda mais aconchegante. O conceito aberto da cozinha traz um ar de modernidade e conexão com o processo e ingredientes. “Em casas italianas, a cozinha é um dos principais espaços, frequentado e curtido por todos da família e seus amigos. Trazendo esse conceito para o restaurante, permitimos que os clientes vivenciem o preparo de seus pratos e se identifiquem com a cultura da culinária italiana”, completa Bruna.

O Scarpetta Cucina, que será inaugurado no dia 28 de setembro, vai funcionar na Alameda Julia da Costa (n.608), no Centro de Curitiba, durante o almoço de terça a domingo, das 12h às 15h; e durante o jantar, também de terça a domingo, das 19h às 23h. Para garantir a melhor experiência, a casa conta com estacionamento próprio. Para mais informações, acesse o perfil oficial do empreendimento no Instagram: @scarpettacucina_.

(com assessoria)