Selação de vinhos Santa Carolina servidos no evento (fotos Carlos Poly)

Seleção de vinhos Santa Carolina servidos no evento (fotos Carlos Poly)

Tive o prazer de participar da comemoração dos 140 anos da vinícola Santa Carolina e conhecer alguns dos melhores vinhos da empresa. O encontro, no Espaço Celso Freire Gastronomia, contou com um jantar harmonizado assinado pelo premiado chef da casa e a presença dos representantes da marca. Entre eles,  Santiago Larraín, diretor e membro da família Santa Carolina; Andrés Caballero, enólogo; Christian Wylie, diretor comercial; Cristian Benavente, diretor de mercado; Manuela Mourad, gerente de hospitalidade; e Martín Barros, gerente de exportação.

Andrés Caballero enólogo da SC, Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto  e o chef Celso Freire

Andrés Caballero, enólogo da Santa Carolina, Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto e o chef Celso Freire

O evento foi perfeito e deu pra confirmar a alta qualidade dos rótulos da vinícola e a permanente excelência da gastronomia do chef Celso Freire.  Aliás, os 140 anos serão comemorados com 140 eventos ao redor do mundo. No Brasil, além de Curitiba, a marca irá promover jantares em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.  A Santa Carolina é trazida ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Vinho

O saboroso Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014

Também em comemoração ao aniversário, foram lançados outros vinhos que logo estarão à disposição dos brasileiros: Specialties Cool Mountain e Santa Carolina Reserva de Família Pinot Noir. Este ano também marca a reabertura da sede Santa Carolina ao turismo, restrito desde 2010 em razão do forte terremoto que abalou o Chile naquele ano. Certamente, uma viagem que vale a pena!

Confira os pratos e vinhos degustados:

Ovo perfeito com um cremoso

Ovo perfeito com um cremoso purê de mandioca e trufas (foto minha)

Como entrada: Ostras Frescas com vinagrete de melancia (acreditem, uma combinação perfeita!), carpaccio de cordeiro com mostarda picante e queijo pecorino e Trouxinha de patê de foie gras com velouté de cogumelos. Em seguida, ovo “perfeito” com purê de mandioca e trufas. Harmonizado com Specialties Ocean Side Sauvignon Blanc 2014.  Muito refrescante, esse vinho nasce no Vale de San Antonio, uma nova e exclusiva região enológica do Chile. Na degustação, possui cor amarela com toques esverdeados. Em boca, sobressai-se a mineralidade.

Aqui o

Aqui o carré de leitão defumado  (foto minha)

Pratos principais: Carré de leitão defumado ao forno com gratin de legumes. Harmonizado com Specialties Carignan 2011. Seguindo o estilo de vinhos da linha Specialties, a Santa Carolina encontrou vinhedos históricos de pequenos produtores com plantas entre 60 e 80 anos de idade, a partir das quais se produz um vinho complexo e singular.

Stinco

Stinco de cordeiro com compota de batatas: cozido lentamente em molho especial (foto minha)

Stinco de cordeiro com compota de batatas, frutas secas e especiarias. Harmonizado com  VSC 2008, meu preferido da noite. Um vinho de personalidade forte e grande concentração.  Blend das uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Carmenère e Petit Verdot, estagia por 18 meses em barricas novas de carvalho francês e outros 12 meses em garrafa antes de ser comercializado. Vale muito a pena conferir!

Herencia 2007: vinho complexo, lançamento

Herencia 2007: vinho complexo, lançamento da Santa Carolina

O mesmo prato foi harmonizado também com o excelente Herencia 2007. É o vinho ícone da Santa Carolina, elaborado com a Carmenère de dois dos melhores terroirs chilenos para a variedade: Peumo (Cachapoal) e Los Lingues (Colchagua). Entre seus segredos, o amadurecimento de 18 meses em barricas de carvalho francês, sendo que no primeiro ano 100% do vinho passa por barricas novas; 60% do vinho permanece mais 6 meses nessas mesmas barricas e os 40% restantes são transferidos para outras barricas novas por 6 meses. Antes de ser comercializado permanece ainda 6 meses em repouso na vinícola. Na degustação, aromas de frutas vermelhas, notas de tabaco e especiarias como cravo. Em boca, é encorpado, possui boa acidez com taninos finos e final persistente, equilibrado e harmônico.

Flagra do chef Celso Freire em ação (foto minha)

Flagra do chef Celso Freire em ação, finalizando o carré  (foto minha)

Sobre a Vinícola Santa Carolina 

A Santa Carolina foi fundada por Don Luis Pereyra Catapos em 1875, que batizou a vinícola em homenagem a sua esposa, Carolina Iñiguez. Hoje a Santa Carolina, propriedade da família Larraín, é uma das vinícolas mais importantes do país. Em suas instalações, no centro da cidade de Santiago, destacam-se a casa colonial e a cave subterrânea, declarada Monumento Nacional em 1973, construída pelo arquiteto francês Emile Doyère, em 1877.

Recentemente, durante a feira Vinexpo, que aconteceu em Bordeaux (FR), foi lançado mundialmente o Luis Pereira, uma homenagem ao fundador da marca. O vinho, que deve ser chegar em breve ao Brasil, é elaborado a partir de vinhas de 70 anos, em média, de Cabernet Sauvignon, através de um processo que replica a vinificação de 50 anos atrás. A primeira safra foi em 2012.

Fotos: Carlos Poly/Simone Meirelles