Alex e José Mourinho
Alex e José Mourinho (Crédito: Reprodução/Instagram/alexdesouza)

O craque Alex, 46 anos, encontrou nesse domingo (dia 29) o lendário José Mourinho, 61 anos. Os dois ficaram frente a frente em Antalya, na Turquia, para o duelo entre o Antalyaspor, comandado pelo treinador paranaense, e o Fenerbahce, dirigido pelo técnico português.

O Fenerbahce ganhou por 2 a 0, com um gol do meia-atacante sérvio Dusan Tadic (ex-Ajax) e um gol contra do zagueiro Thalisson Kelven, ex-Coritiba.

Agradecimento

No Instagram, Alex publicou uma foto com Mourinho e fez vários agradecimentos ao mundo do futebol. “No ano de 2003, eu era um meio campista no Cruzeiro e Mourinho começava o seu trabalho no futebol clube do Porto. Em 2004, cheguei à Turquia. Enquanto eu me divertia com a camisa do Fenerbahce, Mourinho empilhava títulos em Portugal, Itália,Espanha e Inglaterra. Vinte anos depois eu tenho a oportunidade dada pelo Antalyaspor de treinar na liga turca. E encontrar o José Mourinho como treinador do Fenerbahçe”, escreveu.

“Muito obrigado ao Mourinho pelo tratamento dado a mim hoje, ao Fenerbahce por me permitir fazer parte do clube por longos anos, ao Antalyaspor pela oportunidade de estar aqui trabalhando como treinador. E principalmente ao povo turco por todo carinho e respeito que sempre demonstram comigo. Obrigado futebol por tanto”, completou Alex, que foi revelado pelo Coritiba e brilhou pela seleção brasileira.

Antalyaspor

Alex assumiu o comando do Antalyaspor em junho, pouco antes do início da temporada 2024/25. Além de Thalisson Kelven, o clube trouxe os pontas Djenepo (26 anos, ex-Southampton) e Andros Townsend (33 anos, ex-Tottenham e Everton, com 13 jogos e 3 gols pela seleção inglesa).

O grande destaque do clube turco no início da temporada, com 4 gols em 7 jogos, é o centroavante paraguaio Braian Samudio (28 anos, ex-Cerro Porteño e Guarani). Outro nome em evidência é o ponta sueco Sam Larsson (31 anos, ex-Feyenoord-HOL), que fez 3 gols e 1 assistência em 5 jogos.

Turquia

Ídolo do Fenerbahce de 2004 a 2013, o curitibano Alex virou estátua no país europeu e aprendeu a falar turco. Ele começou a carreira de treinador em 2021, no sub-20 do São Paulo. Além dos resultados impressionantes com a equipe em 2021 e 2022, com 50 vitórias em 86 jogos, ajudou na formação dos novatos. Quase todos os titulares que trabalharam com o técnico conseguiram espaço no futebol profissional.

Em 2023, Alex assumiu o Avaí e somou seis vitórias, quatro empates e oito derrotas. No Catarinense, terminou em 5º lugar. Na Copa do Brasil, eliminação na primeira fase, diante do Retrô-PE. Na Série B, foram três derrotas e uma vitória.

História do clube

Fundado em 1966, o Antalyaspor nunca foi campeão da primeira divisão e teve sua melhor campanha em 2016/17, com o 5º lugar. Já foi duas vezes vice da Copa da Turquia e duas vezes campeão da segunda divisão nacional. Só disputou uma grande competição da Europa uma vez: foi em 2000, quando se classificou para a Liga Europa.

Em 2023/24, terminou em 10º lugar. Já amargou dois rebaixamentos nos últimos 25 anos, mas sempre retornou à primeira divisão no ano seguinte.

Na atual temporada, o clube está em 13º lugar, com 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.

A cidade
Antalya é uma cidade com 1,3 milhões de habitantes. E o estádio do Antalyaspor tem capacidade para 32 mil lugares.

Fenerbahce

O Fenerbahce, de José Mourinho, é o vice-líder da Liga Turca, com 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota, atrás do Galatasaray.

O time comandado pelo português conta com o goleiro croata Livakovic, o zagueiro Rodrigo Becão (ex-Bahia e Udinese-ITA), o ala/meia sérvio Kostic (ex-Juventus-ITA), o volante marroquino Amrabat (ex-Manchester United), o meio-campista Fred (ex-Manchester United), o meia/ponta sérvio Tadic (ex-Ajax), o ponta francês Saint-Maximin (ex-Newcastle), o ponta inglês Kent (ex-Rangers), o centroavante marroquino En-Nesyri (ex-Sevilla) e o centroavante bósnio Dzeko (ex-Roma).