Jesé Rodríguez
Jesé Rodríguez no Johor (Crédito: Facebook.com/johorsoutherntigers.com.my)

O atacante espanhol Jesé Rodríguez, 31 anos, finalmente encontrou um novo clube, após dez meses desempregado. O jogador deixou o Coritiba no fim de 2023, após o término do contrato. Só agora, em outubro, acabou contratado pelo Johor Darul Ta’zim, da Malásia.

Pelo Coritiba, Jesé disputou apenas seis jogos no segundo turno do Brasileirão 2023, nenhum como titular. Só ficou em campo por 90 minutos. E marcou um gol – foi na derrota por 2 a 1 para o Fluminense.

Currículo

Jesé surgiu na base do Real Madrid e participou das conquistas da Liga dos Campeões nas temporadas 2013/14 (disputou 5 jogos) e 2015/16 (9 jogos). Na última chegou a marcar um gol nas oitavas de final, na vitória sobre a Roma. No total, disputou cinco edições da competição, somando 21 jogos (5 como titular), 1 gol e 1 assistência.

Velhos conhecidos

O Johor conta com 15 estrangeiros no elenco. Entre eles, estão cinco espanhóis, três brasileiros, um italiano, um francês, um inglês e um colombiano.

O mais conhecido no futebol paranaense é o atacante Bergson, 33 anos, que jogou no Athletico Paranaense em 2018 e 2019. Ele está no clube da Malásia desde 2021 e já soma 125 gols em 112 jogos.

Bergson
Bergson comemora gol pelo Athletico em 2018 (Crédito: Geraldo Bubniak)

Outro nome de destaque é o centroavante italiano Forestieri, 34 anos, ex-Udinese-ITA e Watford-ING.

O zagueiro espanhol Jordi Amat, 32 anos, ex-Real Bétis, é o nome de referência na zaga.

O clube

O Johor já ganhou dez vezes o título nacional da primeira divisão e foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia uma vez, em 2015. O time é o atual líder do campeonato nacional.

Desempenho de Jesé em 2023

Antes de chegar ao Coritiba, Jesé estava na Sampdoria, onde ficou apenas 203 minutos em campo. Ou seja, o equivalente a menos de três jogos inteiros. No total, foram 11 jogos (1 como titular), 1 gol e 1 assistência. Ele chegou ao clube italiano em janeiro e desembarcou no Coritiba em setembro.

Desempenho na Turquia
O espanhol começou a temporada 2022/23 na Turquia, no Ankaragücü. Foram 16 jogos (8 como titular), 6 gols e 1 assistência. A última vez que jogou por 90 minutos, em toda carreira, foi em novembro de 2022, pelo clube turco, quando marcou dois gols na vitória por 6 a 2 sobre o Amedspor, pela Taça da Turquia.

Temporada mais artilheira

A temporada com mais gols da carreira de Jesé foi em 2021/22, pelo Las Palmas, jogando a segunda divisão da Espanha. Foram 11 gols e 6 assistências em 41 jogos. Ele atuou nas duas pontas na maior parte da temporada e algumas partidas como centroavante.

Estilo de jogo
Destro, Jesé se especializou em jogar na ponta-esquerda. No entanto, já atuou na ponta-direita e também como centroavante.

Recorde de transferência

Jesé só teve os direitos econômicos comprados uma vez na carreira. Foi em 2016, quando o Paris Saint Germain pagou 25 milhões de euros pelo jogador. Depois, se transferiu em empréstimos gratuitos ou fim de contrato. Apenas em 2019 o Sporting Lisboa pagou pelo empréstimo do jogador – 2 milhões de euros.

PSG
Apesar do alto valor investido pelo PSG, Jesé foi pouco aproveitado no clube francês. Disputou apenas 18 jogos (2 como titular) e fez 2 gols na soma das cinco temporadas que ficou vinculado à equipe de Paris. Na maior parte do tempo nessas cinco temporadas, acabou emprestado para outros clubes (Las Palmas, Stoke City, Real Betis e Sporting Lisboa).

Total da carreira
Jesé soma 347 jogos, 80 gols e 48 assistências em toda carreira.

Gol do título da Eurocopa

Jesé fez o gol do título da seleção espanhol sub-19 na conquista da Eurocopa de 2012, na vitória por 1 a 0 sobre a Grécia. Ele foi o artilheiro da competição, com cinco gols em quatro jogos. O craque da competição foi o ponta espanhol Deulofeu, hoje na Udinese.

Mundial Sub-20
O espanhol também teve grande desempenho no Mundial Sub-20 de 2013, com 5 gols em 5 jogos. A Espanha, porém, caiu nas quartas de final, diante do Uruguai. O jogador nunca atuou pela seleção principal.