O volante Fransérgio, ex-Coritiba, é apresentado pelo Marítimo
O volante Fransérgio, ex-Coritiba, é apresentado pelo Marítimo (Crédito: Divulgação/CSMaritimo.org.pt)

O volante Fransérgio estreou com vitória pelo novo clube. Após rescindir contrato com o Coritiba, ele assinou vínculo com o Marítimo e fez sua reestreia pela equipe portuguesa no último domingo (dia 18), na vitória por 2 a 1 sobre o Paços de Ferreira, pela 2ª rodada da 2ª divisão de Portugal (temporada 2024/25).

Fransérgio, 33 anos, já havia defendido o clube de Funchal, na Ilha da Mandeira, de 2013 a 2017. Em seguida, em julho de 2017, foi vendido por 1,25 milhão de euros ao Braga, também de Portugal.

No jogo do último domingo, o volante entrou na volta do intervalo e jogou todo segundo tempo.

História do Marítimo

O Marítimo foi fundado em 1910. Foi campeão nacional uma vez, em 1926. De 1986 a 2023, ficou na primeira divisão e, desde então, foi seis vezes quinto lugar. Na temporada 2023/24, acabou em quarto lugar da segunda divisão. Agora, tenta retornar à primeira divisão sob o comando do técnico português Fábio Pereira e com um elenco com nove estrangeiros.

Outro brasileiro conhecido do elenco é o lateral-direito Igor Julião, 29 anos, ex-Fluminense.

O craque paranaense Ademir Alcântara fez história no Marítimo e acabou eleito como maior camisa 10 da história do clube.

Retorno

Ao ser apresentado pelo Marítimo, Fransérgio lembrou da sua primeira passagem pelo clube. “Estou feliz por voltar a uma casa onde fui feliz, a um estádio onde tive tantas alegrias, não só para mim como para a ilha toda. Estou feliz por voltar a fazer este Caldeirão ferver”, afirmou, para o site oficial do clube. “Quando cheguei ao Marítimo era jovem, agora estou mais maduro e com mais experiência. Posso ajudar dentro e fora de campo”, completou.

Coritiba

Fransérgio chegou ao Coritiba em junho de 2023, quando estava livre no mercado da bola, após deixar o Bordeaux, então na segunda divisão da França. Ele assinou contrato até 2026 com o clube paranaense, mas fez um acordo para rescindir em agosto de 2024.

Desempenho em 2024

Fransérgio foi pouco utilizado em 2024. Ele começou o ano como titular, mas sofreu uma lesão no Atletiba de fevereiro e só retornou em maio. Depois, atuou apenas em mais quatro jogos. A última atuação foi em junho, contra o Amazonas. No total, só disputou 12 partidas no ano – oito como titular.

Apesar do futebol irregular no ano, Fransérgio foi bastante elogiado em junho pelo então treinador do Coritiba, o interino James Freitas. “O Fransérgio é um jogador com uma qualidade técnica muito acima de muitos volantes, até do cenário de Série A de Brasileiro”, disse, na ocasião.

Revelado pelo Athletico

Revelado pelo Athletico Paranaense, o volante rodou pelo futebol brasileiro entre 2009 e 2013, jogando por clubes como Paraná, Internacional, Criciúma e Ceará. Em 2014, rumou para a Europa, jogando primeiro pelo Marítimo (até 2017) e depois pelo Braga (de 2017 a 2021), onde se tornou uma referência.

Rebaixamento

Em agosto de 2021, o Bordeaux pagou 4,5 milhões de euros pelo jogador, para o Braga, de Portugal. Na temporada 2021/22, a equipe fez fraca campanha na primeira divisão francesa, terminou em último lugar e caiu para a segunda divisão. No ranking do WhoScored, Fransérgio foi o pior jogador da equipe – entre os que atuaram pelo menos metade da competição – com nota média 6,14. Em 2022/23, o Bordeaux terminou em terceiro lugar na segunda divisão francesa. Fransérgio foi o 13º jogador do clube no ranking Sofascore, com nota média 6,85. Ele marcou quatro gols e deu uma assistência em 35 jogos.

Auge da carreira

Fransérgio se destacou pelo Braga na temporada 2019/20, com sete gols e três assistências em 42 jogos. Foi o terceiro melhor da equipe na Liga Europa daquele ano (nota 7,10 no ranking WhoScored) – a equipe terminou em primeiro do seu grupo e caiu na segunda fase, no mata-mata contra o Bayer Leverkusen.

Fransérgio já jogou de centroavante

No futebol europeu, Fransérgio chegou a ser improvisado em 12 jogos como centroavante – marcou um gol e fez duas assistências. Com 1,86 m de altura, o volante se destaca pelo jogo aéreo. Dos 23 gols que marcou no futebol europeu, sete foram de cabeça.