O atacante Jajá, do Athletico Paranaense
O atacante Jajá, do Athletico Paranaense (Crédito: Divulgação/Athletico/José Tramontin)

A Liga dos Campeões da Europa 2024/25 já começou. Na última terça-feira (dia 9), 28 equipes entraram em campo para disputar a primeira fase preliminar da principal competição de clubes do planeta.

O grande destaque da rodada foi o tradicional Steua Bucareste, da Romênia, que jogou como visitante e aplicou 7 a 1 no Virtus, de San Marino. A partida de volta está marcada para a próxima terça-feira (dia 16).

Nessa primeira fase preliminar, participam os campeões nacionais das ligas posicionadas entre 25º e 55º lugar no ranking da UEFA. San Marino, por exemplo, está em 55º e último lugar. E a Romênia, em 28º lugar.

Em seguida, serão mais três fases preliminares. Só então chega a fase principal, que nesta temporada 2024/25 terá uma grande novidade. O sistema de grupos deixa de existir. Os 36 classificados para a fase principal vão jogar dez vezes, contra dez adversários definidos em sorteio. Os oito com maior pontuação avançam diretamente para as oitavas de final. E os demais terão que disputar um playoff.

Jogador do Athletico na Liga Europa

A Liga Europa 2024/25 também já começou. Nessa quinta-feira, foi disputada a primeira das quatro fases preliminares. O formato de disputa é o mesmo da Liga dos Campeões, com a fase principal com 36 clubes, sem grupos.

A novidade da quinta-feira foi a estreia do atacante Jajá, do Athletico Paranaense, na Liga Europa. Revelado na base do Furacão, o jogador está emprestado ao Pafos, do Chipre, desde janeiro. Chegou a jogar o segundo turno do campeonato nacional – o clube terminou na quinta posição – e participou da conquista do título da Copa do Chipre, troféu que garantiu a vaga para a Liga Europa 2024/25.

A estreia na Liga Europa, porém, não foi positiva. Jogando na Suécia, o Pafos levou 3 a 0 do Elfsborg. Jajá começou no banco e entrou nos 12 minutos finais.

A partida de volta será na próxima quinta-feira (dia 18), no Chipre. E o Pafos – que já contou com Alef Manga no passado – vai precisar de uma goleada por quatro gols para avançar.

História de Jajá

Revelado na base do Grêmio Novorizontino, Jajá chegou ao Athletico em 2018, ainda com idade para atuar no juvenil (sub-17). Estreou como profissional em 2020, atuando no Campeonato Paranaense (nove jogos), no Brasileirão (um jogo) e na Libertadores (um jogo).

Na maior parte do tempo, atuou na ponta-esquerda. No entanto, já chegou a jogar em posições centralizadas no setor ofensivo.

Em 2021, após disputar o Paranaense pelo Athletico (9 jogos, 1 gol e 1 assistência), acabou emprestado para o CRB, para jogar a Série B. Conseguiu se destacar no clube de Maceió, com três gols e três assistências em 28 jogos. Em 2022, foi cedido ao Cruzeiro para atuar pela segunda divisão nacional e também viveu bons momentos (quatro gols e duas assistências em 21 jogos).

Retornou ao Furacão em 2023 e somou 50 minutos em campo nas primeiras rodadas do Paranaense – entrou como substituto em quatro jogos e marcou um gol. Em seguida, foi cedido ao Torpedo Moscou, da Rússia, desde fevereiro, com contrato válido até o final de 2023 e cláusula de opção de compra.

Jajá não conseguiu se firmar na Rússia. Atuou apenas em sete jogos (nenhum como titular), não marcou gols ou fez assistências. O Torpedo terminou em último lugar e acabou rebaixado.

Logo em seguida, em agosto de 2023, o atacante acabou emprestado ao Casa Pia, da primeira divisão de Portugal. Atuou em 12 partidas (quatro como titular). Não marcou gols ou fez assistências.

O jogador tem contrato com o Athletico até junho de 2025.