Acidente doméstico leva Lula ao hospital e provoca cancelamento de viagem à Rússia

Martha Feldens
05lula

Lula (foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O Hospital Sirio Libanês de Brasília divulgou nota confirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico, com corte na nuca e, por precaução, foi aconselhado a não mais viajar para a Rússia. A viagem estava programada para este domingo. Lula iria a Kazan para participar de uma reunião dos BRICS. Segundo informações do portal G-1, Lula participará da Cúpula do Brics nesta semana por videoconferência.

O boletim médico do hospital informa que após o acidente Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês com um “ferimento corto-contuso em região occipital”, o que significa um corte na nuca. Segundo a equipe médica, não se trata de um caso grave, mas o cardiologista Roberto Kalil Filho, que está atendendo o presidente neste caso, recomendou que Lula a não fizesse qualquer viagem mais longa. Para ir a Kazan, seriam 17 horas de viagem de avião.

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital. Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio”, diz o boletim, que tem assinatura dos diretores do hospital Rafael Gadia e Luiza Dib.

A Presidência da República também divulgou nota: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração. O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, diz a nota do Planalto.

Leia também: Presidente do partido de Cristina tenta intimidar Eduardo Pimentel na RIC, denuncia campanha