luiz Carlos Hauly cabeças DIAP
Luiz Carlos Hauly se destaca como formulador, segundo o DIAP. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Saiu nesta quinta-feira (27) a lista anual do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) sobre os congressistas com atuação mais destacada na Câmara de no Senado. As chamadas “cabeças” do Congresso em 2024 pelo DIAP incluem cinco parlamentares paranaenses: os deputados Gleisi Hoffmann (PT), Luiz Carlos Hauly (Podemos), Pedro Lupion (PP), Zeca Dirceu (PT) e Aliel Machado (PV).

A lista do DIAP é publicada desde 1994. Ela apura quais são os congressistas mais influentes do país entre os 513 deputados federais e 81 senadores. Para o DIAP escolher as “cabeças” do Congresso ele avalia qualidades como “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações”, seja “pelo saber” ou pelo “senso de oportunidade”. O DIAP também leva em conta a capacidade de “leitura da realidade” e “facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão”.

Segundo o DIAP, as “cabeças” paranaenses se destacam como debatedores (Aliel, Gleisi e Lupion), articulador (Zeca Dirceu) e formulador (Hauly). O deputado Hauly já foi listado 24 vezes na seleção do Diap, Gleisi 11 vezes, Lupion e Zeca Dirceu (duas vezes). Na região sul, o Rio Grande do Sul tem dois parlamentares na lista e Santa Catarina não tem nenhum.

O DIAP também listou 50 parlamentares em “ascensão”. Nesta lista, o Paraná tem mais seis congressistas: os deputados Luísa Canziani (PSD) , Beto Richa (PSD), Filipe Barros (PL), Tadeu Veneri (PT) e Toninho Wandscheer (PT), e o senador Flávio Arns (PSB). Luísa Canziani, Felipe Canziani, Veneri e Wandscheer estão pela primeira vez na lista.

Os debatedores, segundo o DIAP, são congressistas atentos aos fatos e acontecimentos com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir os fatos políticos dentro ou fora do Congresso. Os articuladores têm excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso. E os formuladores se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação.

Leia também: Justiça eleitoral manda RPC veicular novamente propaganda do PSDB que foi levada ao ar perto da meia noite no dia 12 de junho