asfalto doutor ulysses
PR-092, estrada que leva a Doutor Ulysses. Foto: DER/PR

Pouco tempo depois de assumir o seu primeiro mandato de governador do Paraná, nos anos 90, Jaime Lerner (1937-2021) visitou Doutor Ulysses, a pequena cidade mais isolada do isolado Vale do Ribeira. Ficou encantado com o potencial turístico que viu lá. A esta colunista, em entrevista, chegou a chamar a região de “Alpes Paranaenses”. Mas havia um grande problema: não havia ligação por asfalto até a sede do município de Doutor Ulysses. Não havia nem mesmo até Cerro Azul, a cidade mais próxima, a 47 quilômetros dali.

Cerro Azul foi mais afortunada e garantiu sua ligação por asfalto no governo de Roberto Requião, 18 anos atrás. Mas passados 30 anos do sonho de Jaime Lerner, Doutor Ulysses segue sem asfalto. Agora isso deve mudar. O governo do Estado anunciou nesta terça-feira (2) que assinou contrato para obra de pavimentação dos primeiros 11,95 quilômetros da PR-092 a partir de Doutor Ulysses. O investimento é de cerca de R$ 57 milhões. Ainda faltarão 35 quilômetros para chegar até Cerro Azul, mas já é um começo.

A assessoria do DER informa que no perímetro urbano de Doutor Ulysses já foi feita uma pavimentação, com extensão de 910 metros – com blocos de concreto (pavers). No trecho contratado agora a pavimentação será em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) que é o pavimento típico de rodovias.

Leia também: Laudo de leitura labial confirma motivação política para assassinato de petista em Foz