alexandre curi mesa assembleia
Alexandre Curi, eleito presidente da Assembleia. Foto: Franklin de Freitas

Com 53 votos a favor e uma ausência (do deputado Renato Freitas – PT), a Assembleia Legislativa do Paraná elegeu nesta segunda-feira (12) a nova mesa diretora da casa. Alexandre Curi (PSD) foi eleito presidente, com Flávia Francischini (União) como primeira vice-presidente, Delegado Jacovós (PL) como segundo vice-presidente e Moacyr Fadel (PSD), como terceiro vice. A primeira secretaria ficou com Gugu Bueno (PSD), com a deputada Maria Victoria (PP) como segunda-secretária, Requião Filho (PT), Alexandre Amaro (Republicanos) e Goura (PDT) na terceira, quarta e quinta secretarias, respectivamente.

Alexandre Curi lembrou seus 24 anos de vida pública ao falar aos colegas deputados. “Hoje é um dia de grande emoção. Minha gratidão pelo privilégio de ocupar o cargo mais importantes deste poder”, disse ele ao fazer seu primeiro pronunciamento como presidente eleito da Assembleia, diante do plenário e das galerias, com a presença de alguns convidados, entre eles sua família. O mandato dele na presidência vai de fevereiro de 2025 a fevereiro de 2027.

Ademar Traiano, que presidiu a Assembleia Legislativa nos últimos nove anos, também falou na sessão. Ele lembrou o avô de Alexandre Curi, Anibal Khury, também presidente do Legislativo, que foi considerado um dos homens mais influentes do Paraná anos anos 80 e 90. “Era um homem de palavra. Tive o privilégio de trabalhar com ele na segunda secretaria da Assembleia já no meu primeiro mandato”, lembrou Traiano.

“O Alexandre eu conheci menino, correndo pelos corredores da Assembleia nos tempos do seu avô. E hoje ele é também uma liderança inquestionável, um homem de palavra como o avô, disse Traiano ao encerrar a sessão de eleição na nova mesa diretora da Assembleia Legislativa.

Alexandre Curi já disse que esse deve ser seu último mandato como deputado estadual. Ao blog, em abril deste ano, disse tem em mente “ algo maior” para 2026. Um dos seus desejos é concorrer à sucessão do governador, Ratinho Junior, pelo partido oficial do atual mandatário, o PSD.

Leia também: Assembleia debate nesta terça-feira (13) fiscalização das concessões de pedágio no Paraná