WhatsApp Image 2024-08-05 at 18.46.39
Foto: Valquir Aureliano

O deputado federal Beto Richa (PSDB) anunciou a desistência da candidatura a prefeito de Curitiba na noite desta segunda (5). Ele garantiu também que não vai apoiar nenhum outro candidato na disputa pela Prefeitura de Curitba: “Ficaremos neutros”.

Entre os motivos citados por Richa, estão o pouco tempo de TV e rádio. Sobre esse tempo, Beto Richa disse que seria curto demais para apresentar seu plano de governo, elaborado cuidadosamente por uma equipe de especialistas em gestão pública. Também não daria, segundo ele, para mostrar as suas principais realizações de quando esteve na prefeitura. Pelos cálculos da sua equipe, Beto teria três inserções diárias de 30 segundos casa nos comerciais e outros 30 segundos no horário dos blocos.

Além dessa preocupação com o escasso tempo de TV e rádio, Beto Richa também citou um “constrangimento interno” na federação PSDB/Cidadania. Ele disse que o Cidadania tinha tomado uma decisão anterior de apoiar o candidato do PSD, Eduardo Pimentel, que é do mesmo partido do atual prefeito, Rafael Greca, e do governador Ratinho Junior. O Cidadania faz parte do grupo que apoia a atual gestão.

E uma terceira razão para desistir, segundo Beto, foi o fato de ser o presidente estadual do PSDB e ser muito demandado pelos candidatos do interior do estado. Ele contou que só conseguiu participar de duas convenções municipais do PSDB, uma em Foz do Iguaçu e outra em Cascavel. Caso mantivesse sua candidatura, teria que se concentrar apenas na própria campanha.

Mas Beto Richa negou que sua decisão tenha resultado de qualquer pedido de outros grupos políticos, como do governador Ratinho Junior e Eduardo Pimentel. Confirmou que foi bastante assediado, “mas não só por eles”. “Eu converso com todo mundo”, disse. Negou que tenha negociado qualquer cargo para seu grupo na gestão estadual ou na futura gestão municipal. “Tanto que estou anunciando neutralidade na eleição”, garantiu.

E para onde vão seus votos? Beto Richa acha que vão se dividir. Afinal, entre os candidatos que ficam na disputa, estão “ex-auxiliares”, disse, citando Eduardo Pimentel e Luciano Ducci.

O PSDB fez a sua convenção logo após o anúncio de desistência de Beto Richa. O partido deve participar da eleição para a Câmara de Vereadores com chapa completa, de 30 candidatos.

Leia também: Luizão Goulart anuncia nome do vice: será o engenheiro Tiago Chico, que trabalhou na gestão Greca