60+ símbolo pessoa idosa
Reprodução Câmara Municipal

Em vez de bonecos encurvados usando bengala, uma imagem de pessoa ereta e a informação 60+. Essa é a proposta que está pronta para ser votada na Câmara de Curitiba, de alteração do símbolo da pessoa idosa para atendimento prioritário na cidade. O projeto de lei do vereador Marcos Vieira (PDT) concluiu a tramitação nas comissões legislativas e já pode ser pautada para votação no plenário.

A iniciativa diz que “as placas, adesivos, pinturas e imagens representativas com pictogramas antigos, que indicam atendimento prioritário aos idosos, serão substituídos por nova imagem representativa”, com o símbolo “60+”. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor 30 dias após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM) e o prazo para os estabelecimentos com atendimento ao público se adequarem à nova regra seria de um ano. 

O autor justificou a mudança quando apresentou o projeto de mudança no símbolo da pessoa idosa: “É constrangedor aos idosos encontrar, em locais que por lei são prioritários para sua utilização, placas pejorativas, que demonstram incapacidade e limitações. A ideia de trazer para o Município o novo símbolo é justamente para combater esse tipo de preconceito”, disse Marcos Vieira. 

Na Comissão de Direitos Humanos, última a analisar a matéria, a relatoria ficou com Bruno Pessuti (PSD). “A esta comissão cabe analisar aspectos referentes ao exercício dos direitos humanos, aos inerentes à cidadania, das minorias, da mulher, da criança e da pessoa idosa, e, neste aspecto, nota-se que o autor pretende acabar com o preconceito em relação à idade das pessoas, pois as placas atuais retratam uma imagem depreciativa. Assim, não há óbices ao regular seguimento do projeto”, apontou o parecer favorável.

Leia também: Câmara de Curitiba rejeita moção contrária ao PL do aborto. Veja como os vereadores votaram