requião candidatos mazza
Requião fez vídeo emocionado falando sobre Mazza. Reprodução

Candidatos à prefeitura de Curitiba se manifestaram nesta quarta-feira (11) sobre a morte do jornalista Luiz Geraldo Mazza, aos 93 anos. Pelas redes sociais, eles publicaram manifestações de solidariedade à família e destacaram a obra do jornalista ao longo das suas sete décadas de carreira.

O candidato do Mobiliza, Roberto Requião fez um vídeo emocionado, que publicou no Instagram, dizendo: “Faleceu hoje um velho amigo, amigo da verdade, amigo do jornalismo limpo e sério. Amigo da informação para o povo de Curitiba, um guerreiro do jornalismo. Denunciando corrupção, combatente sempre. Faleceu Luiz Geraldo Mazza. Emocionado, eu deixo as minhas condolências a sua família e aos amigos, que o acompanharam durante toda a sua vida. Me causa, sem sombra de dúvida, uma dor profunda a ausência do Mazza no jornalismo e na vida. Um exemplo para todos nós. Mazza, um abraço de quem sofre com o seu passamento”.

Luciano Ducci, candidato do PSB, fez uma publicação no Instagram com uma foto de Mazza e a legenda: “Hoje é um dia de profunda tristeza. Perdemos Luiz Geraldo Mazza, um jornalista que, mais do que informar, nos ensinava a pensar, a questionar e a entender o mundo com mais profundidade. Mazza era mais que uma voz respeitada; ele era uma referência de sabedoria, ética e paixão pelo jornalismo. Neste momento, nos unimos em solidariedade à sua família e a todos os amigos e colegas que o admiravam tanto. Luiz Geraldo Mazza nos deixou, mas seu legado continuará vivo em todos nós que aprendemos com ele. Vá em paz, Mazza.🖤”

Eduardo Pimentel, do PSD, também publicou mensagem logo cedo no Instagram: Acordamos hoje com a triste notícia do falecimento do grande jornalista Luiz Geraldo Mazza, um ícone curitibano que marcou gerações e sempre ouvi com admiração. Que Deus conforte o coração de seus familiares neste momento de dor”, disse.

A candidata Maria Victoria, do PP, se manifestou igualmente pelo Instagram: “O jornalismo paranaense perdeu hoje mais do que um profissional, perdeu uma marca. Luiz Geraldo Mazza era uma das referências da área. Um defensor apaixonado do Estado e um crítico atento do poder público. Tenho boas memórias de ouvi-lo na rádio CBN Curitiba e, depois, tive a oportunidade de ser entrevistada por ele. Meus sentimentos aos amigos e familiares”, escreveu ela no seu perfil na rede.

Ney Leprevost, do União Brasil, foi o que fez a publicação mais longa. No Instagram ele disse: “O Paraná perdeu nesta quarta-feira um dos maiores jornalistas da nossa história. Luiz Geraldo Mazza faleceu aos 93 anos. Sou muito grato pelo muito que ele me ensinou. Mazza foi exemplo de integridade, humildade e bom senso. Orientava os jovens. Enfrentava os poderosos com imensa coragem. Seguia um padrão elevado de ética na sua condição de jornalista. Não vendia sua opinião, não se submetia ao sistema, não se acovardava diante dos governantes de plantão. Seu único compromisso era com a verdade.

Toda vez que eu o ouvia na CBN, me recordava do grande estadista romano Marco Túlio Cícero. Foi por sugestão do Mazza que estudei a vida e a obra deste grande homem. O Mazza era amigo do meu avô, doutor Ney Leprevost. Estivemos mais próximos nos últimos anos devido a valiosa participação do seu neto, um rapaz de muito bom caráter e excelente jornalista, na minha equipe da secretaria de Justiça, Família e Trabalho.

bio# Mazza foi chefe de reportagem e editor de opinião no Diário do Paraná e na Última Hora. Também trabalhou em diversas redações; como Correio de Notícias, Folha de Londrina, Indústria e Comércio e Folha de S. Paulo. Era membro da Academia Paranaense de Letras. Dirigiu o telejornalismo da TV Paranaense Canal 12, colaborou com o Diário da Tarde e o Diário do Comércio, além de inúmeras revistas regionais. Foi por muito tempo colunista da Folha de Londrina e comentarista político da rádio CBN. Nossa solidariedade aos amigos, fãs e familiares neste momento de despedida. Que Deus conceda ao Mazza a paz eterna e a alegria infinita do reino do céu! 🙏”, concluiu Ney.

Leia também: Sabatina Bem Paraná: Ney Leprevost garante que vai baixar tarifa para R$ 5