candidatos debate RPC
Fotos: Franklin de Freitas e Divulgação

Os candidatos à prefeitura de Curitiba que vão participar do debate de hoje na RPC ocuparam boa parte do seu dia se preparando para o encontro. O blog foi conferir com as campanhas o que cada um dos candidatos fez durante o dia. Com seus assessores da área de comunicação, houve treino de perguntas e respostas, revisão de dados a serem usados nos questionamentos, e novas informações sobre as campanhas dos adversários.

Eduardo Pimentel, do PSD, fechou a agenda e passou o dia na preparação, mas sua assessoria disse que não estava autorizada a informar mais detalhes, nem mesmo quais os assessores que estiveram com o candidato nesse trabalho. Pimentel esteve nos debates anteriores das emissoras de TV, e nos dois foi o escolhido pelos demais para os questionamentos mais duros. Como candidato da situação e vice-prefeito atual, ele deve ser um dos mais atacados hoje, novamente.

Cristina Graeml, do PMB, que como candidata à prefeitura vai participar de um debate de televisão pela primeira vez, deve ser uma das maiores questionadoras de Pimentel, se mantiver a linha adotada nas redes sociais nos últimos dias. Ao blog ela contou que cancelou toda a agenda de hoje, à exceção de uma palestra na hora do almoço, para se preparar para o debate. Durante o dia, reviu propostas, estudou com seus advogados as regras da debate e questões documentais, possibilidades de perguntas e respostas, temas. “Vale dizer que eu estou muito feliz porque é o último debate da campanha e o primeiro entre veículos de comunicação grandes para o qual eu fui efetivamente convidada”, disse ela.

ney candidatos debate preparação
Ney Leprevost (União) se preparando para o debate. Foto: Divulgação

Ney Leprevost, do União Brasil, esteve a tarde toda com assessores da área de comunicação e fez treinamento de perguntas e respostas. No último debate de que participou, na RIC, no sábado (28), ele foi um dos mais questionadores entre os participantes e é de se esperar que repita a dose no debate de hoje.

Maria Victoria, do Progressistas, treinou com assessores apenas pela manhã. À tarde, foi para casa, para descansar e ficar com a família. “Ela está tranquila”, disse um assessor da candidata.

Roberto Requião, do Mobiliza, recebeu assessores para revisar algumas de suas propostas e recebeu dados da atual gestão municipal. Requião não costuma fazer treinamento de perguntas e respostas.

Luizão Goulart, do Solidariedade, ocupou sua manhã com atividades no comitê e de planejamento e separou tarde para preparação ao debate.“O debate é um momento decisivo nesta campanha que está tão acirrada. Tenho certeza que o eleitor de Curitiba, ao assistir o debate, vai poder comparar as propostas e decidir quem, de fato, tem melhores condições de governar Curitiba.”

A candidata Professora Andréa Caldas, do PSOL, passou o dia inteiro na preparação para hoje à noite. “Me preparei muito!! Suspendi toda a agenda para me preparar para o debate”, disse ela ao blog. Ela participou dos debates anteriores, da Band, em 8 de agosto, e da RIC, no último sábado.

Participam do debate hoje à noite Eduardo Pimentel (PSD) Luciano Ducci (PSB), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Vitória (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Professora Andréa Caldas (PSOL), Roberto Requião (Mobiliza) e Cristina Graeml (PMB).

Leia também: Debate, denúncias e pesquisas agitam os últimos dias antes da eleição em Curitiba