Cidadania federação PSDB Richa reunião
Reunião do Cidadania de Curitiba nesta quinta-feira (25). Foto: Divulgação

Uma nota assinada pela presidente municipal do Cidadania, Mirella Neves Ferraz, dizendo que o partido reafirma “o seu apoio à pré-candidatura de Eduardo Pimentel, do PSD, à Prefeitura de Curitiba” trouxe uma situação inusitada ao quadro eleitoral de Curitiba. O Cidadania é federado com o PSDB, que tem um pré-candidato que vem trabalhando forte na sua pré-campanha e não é Pimentel, mas o ex-governador Beto Richa. O partido de Richa, porém, tem maioria na federação e pretende fazer valer sua posição.

O advogado Guilherme Gonçalves, coordenador jurídico da campanha de Beto Richa, disse ao blog que com o PSDB tem a maioria dos votos na federação não deve haver qualquer mudança na situação da pré-campanha de Beto Richa. “Se houver cizânia, a decisão vai à decisão estadual ou a nacional. Mas como o PSDB tem maioria dos votos, em tese, o PSDB deve resolver isso aí”, disse Guilherme Gonçalves.

Uma fonte da campanha de Beto Richa reforçou o entendimento do advogado sobre a decisão municipal do Cidadania: “Os tucanos são maioria na federação em Curitiba. A decisão isolada do Cidadania não representa a posição da Federação. É apenas uma posição sem efeitos legais”. O presidente da federação em Curitiba, João Luiz Fiani, inclusive é também o presidente da federação.

Leia também: Maria Victoria ganha apoio do PRD e começa a discutir vaga de vice na chapa à prefeitura de Curitiba

Veja a íntegra da nota do Cidadania Municipal:

“O Cidadania23 de Curitiba realizou nesta quinta-feira, 25, a reunião da Executiva Municipal em conjunto com a sua chapa de pré-candidatos para alinhamento da sua estratégia eleitoral de 2024. O partido reafirma o seu apoio à pré-candidatura de Eduardo Pimentel, do PSD, à Prefeitura de Curitiba.

No mesmo encontro, David Antunes retirou a sua pré-candidatura a prefeito, entendendo que neste momento é importante fortalecer o apoio a chapa de vereadores neste pleito. 

Importante destacar que o partido firmou compromisso já no início deste ano com a construção deste projeto liderado pelo atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel. O objetivo sempre foi de assegurar a manutenção de uma administração eficiente e de criar perspectivas de investimentos futuros para a nossa capital.

Em reunião realizada em fevereiro com o Eduardo, o Cidadania tornou público o seu apoio e comprometimento, sendo o primeiro partido a fazer esta manifestação. 

Nesse contexto, estreitamento da atuação partidária e parlamentar foram demonstrações pública de honrar o nosso compromisso assumido. Ressalte-se o alinhamento e colaboração com a atual administração municipal e, ainda, a dedicação e voto de confiança dado ao nosso vereador, Herivelto Oliveira, que assumiu interinamente a prefeitura municipal, dando continuidade aos projetos da cidade de forma linear.

Ressaltamos que qualquer informação, opinião ou posicionamento partidário serão sempre emanados exclusivamente pelos seus Diretórios, municipal e estadual, e através de seus canais de comunicação oficiais.”