Convenção do PSDB será nesta segunda, com candidatura de Beto Richa ainda indefinida. Reunião interna irá decidir 

Martha Feldens
beto richa candidatura em risco

Beto Richa. Foto: Divulgação

Marcada para esta segunda-feira (5), às 19h, na sede do PSDB, a convenção municipal do partido, que deveria homologar a candidatura do deputado federal Beto Richa, pode tomar outro rumo. Uma reunião estratégica da equipe de Richa, pouco antes da convenção, é que deverá decidir o futuro do até aqui pré-candidato que aparece bem pontuado nas pesquisas, em empate técnico com outros nomes no segundo lugar. Com pouco tempo na propaganda eleitoral, sem alianças, há uma forte tendência de que ele desista da candidatura.

O domingo foi de muita especulação sobre o destino da candidatura de Beto Richa. Depois de fracassar na tentativa de tirar Ney Leprevost (União Brasil) da disputa eleitoral, que ajudaria o candidato oficial, Eduardo Pimentel (PSD), emissários do governo do estado focaram no tucano. Richa teria recebido ofertas de cargos para seu grupo político tanto no governo estadual quanto na prefeitura, caso Pimentel vença. Uma das ofertas seria a Secretaria da Agricultura do estado.

Com praticamente todas as demais convenções já realizadas, o PSDB ficaria apenas com a companhia do Cidadania, com quem é federado. Mas mesmo nessa federação as coisas não andam bem. Na semana passada, o Cidadania municipal divulgou uma carta de apoio a Pimentel e seus integrantes disseram que essa era decisão tomada antes de Beto Richa anunciar candidatura.

Mas o que mais preocupa o entorno de Richa é seu tempo mínimo na propaganda eleitoral. Nos blocos diários, ele teria 30 segundos, apenas. Nos comerciais, três inserções ao longo de todo o dia. Isso, segundo integrantes de sua equipe, seria muito pouco para se destacar no cenário farto de candidatos bem conhecidos e com mais exposição a partir do começo do horário gratuito, em 30 de agosto. 

Além disso, deve pesar na decisão o alto índice de rejeição de Richa nas pesquisas, resquício dos processos que sofreu a partir de 2017, chegando inclusive a ser preso. Todas as investigações já foram arquivadas, mas na percepção do eleitorado elas ainda estão presentes.

Caso se mantenha a candidatura de Richa. a convenção do PSDB municipal deve homologar o nome de João Luiz Fiani como candidato a vice na chapa. Fiani é presidente municipal do PSDB.

Leia também: Eduardo Pimentel e Paulo Martins são homologados candidatos em convenção, com aval de Ratinho e Greca