“Nós fizemos o plano de governo para o curitibano”, diz Cristina sobre seu plano não falar em mulher

Martha Feldens
DebateCris

Cristina Graeml no debate da Band (Foto: Franklin de Freitas)

No terceiro e último bloco do debate da Band, Eduardo Pimentel (PSD), lembrou que a palavra mulher não está no plano de governo de Cristina e citou seus planos para a área, como a recriação da Secretaria da Mulher. E perguntou sobre os planos de Cristina Graeml para as mulheres.

“Nós fizemos um plano de governo para o curitibano”, disse ela. E perguntou para quem iria a Secretaria da Mulher no eventual governo Pimentel, na sua coligação. Cristina falou ainda das propostas que englobam interesses das mulheres no seu plano de governo. Ela citou a educação financeira para crianças nessa resposta. “Percebam: nenhuma proposta”, alfinetou Pimentel sobre a resposta da candidata. E citou outros programas voltados ao público feminino e também para quem está procurando emprego.

“Pena que tem tantas propostas, ficou oito anos no governo e não fez”, rebateu Cristina. Sobre a Linha Verde, disse que a empresa Terpasul não conseguiu terminar o projeto do trecho norte por erros no projeto da prefeitura. “Essa empresa teve o contrato rescindido de forma unilateral pela prefeitura de Curitiba. Como vocês explicam” , questionou ela.

Pimentel citou o seu exemplo de homem público é o avô, o ex-governador Paulo Pimentel. O candidato rebateu a acusação, e disse que houve problema com a Terpasul eles tomaram uma decisão. “A gente toma medida, diferente da senhora, que defende seu vice acusado até agora”. E perguntou à candidata sobre projetos para habitação.

“Como a prefeitura vai pagar os 200 milhões à Terpasul se ela ganhar a demanda judicial”, perguntou Cristina em resposta. Pimentel rebateu: “Cadê as propostas?” Mas acabou respondendo sobre a Terpasul: “Rescindimos o contrato porque a empresa não deu conta”, disse.

O debate da Band, em seu terceiro bloco, teve 12 minutos de tempo para cada candidato administrar. Assim, não havia limite para pergunta e resposta. Pimentel perguntou sobre segurança alimentar, mas Cristina disse que as promessas de Pimentel “são vazias”, e que ele está há oito anos e não fez o que está prometendo agora.

“Mais uma vez ela não responde”, criticou Pimentel antes de citar os seus projetos para a área de segurança alimentar. Em seguida, perguntou sobre os consórcios com os municípios da região metropolitana, o que Cristina respondeu dizendo que alguns prefeitos até já estão procurando por ela para trabalharem juntos a partir do ano que vem.

Cristina tentou elogiar o governador Ratinho Junior, depois de ser acusada por Pimentel de ter menosprezado o chefe do executivo estadual. “Ele conseguiu ser uma excelente governador, mesmo sem experiência anterior”, disse.

Leia também: Pimentel sobre Cristina no debate da Band: “Ela roda, roda, mas não responde com profundidade as questões”