pimentel debate band
Eduardo Pìmentel. Foto: Franklin de Freitas

Foi só no terceiro bloco do debate da Band desta quinta-feira que o clima esquentou um pouco. Eduardo Pimentel e Luciano Ducci fizeram perguntas entre si, com críticas de ambos os lados. Mas não houve necessidade de dar direito de resposta a nenhum dos debatedores.

Luizão começou a rodada e perguntou a Requião sobre política habitacional. O candidato do Mobiliza citou a importância da regularização fundiária e disse que já fez quando prefeito. Luizão citou mais de 400 ocupações irregulares em Curitiba e disse que pretende construir 5 mil moradias por ano. Requião elogiou a gestão de Luizão em Pinhais e disse que como governador construiu casas no município.

Pimentel perguntou a Luciano Ducci sobre o metrô e perguntou sobre o custo da proposta e prazos para sua construção. Ducci disse que a proposta do metrô, cujo projeto estava pronto quando era prefeito, era real, tinha dinheiro e como perdeu a eleição o projeto não prosseguiu com seus sucessores. Pimentel disse que o custo do metrô é muito alto e comparou com os ônibus e um VLT entre o Centro Cívico e São José dos Pinhais. Ducci disse que o governo federal tem recursos para projetos com o metrô.

Ducci perguntou a Pimentel na sequência e perguntou sobre qual o projeto que ele já fez na cidade, já que foi secretário de Obras de Curitiba. Pimentel disse que entregou todas as obras que estavam em andamento na cidade e disse que participou dos maiores projetos da atual gestão, como o Bairro Novo da Caximba e o novo Inter 2. Ducci disse que o projeto do Inter 2 é da sua gestão, não é novo, e afirmou que na Caximba, até agora, atual gestão entregou apenas 60 casas. 

Samuel de Mattos cobrou de Andrea Caldas seu apoio à eleição de Lula. A candidata disse que o PSOL tem posições independentes em várias áreas. O candidato do PSTU disse que Lula “ continua governando” para os grandes. 

Maria Victoria perguntou a Andrea Caldas sobre sua visão do cuidado com os moradores de todas as regiões da cidade.

Ney Leprevost fez pergunta a Pimentel. Quis saber dele o que é cultura. Pimentel fugiu da pergunta e falou sobre o que foi feito e o que pretende fazer. “Cultura é muito importante”, disse o candidato Ney disse que Pimentel não respondeu. “Cultura é a expressão das tradições dos povos”, disse Ney, citando artistas e manifestações culturais da cidade.

Andrea Caldas fez sua pergunta a Requião e falou do processo de privatização das escolas no estado e o risco que ela vê que isso se repita também em Curitiba. Requião citou a importância da escola integral nas áreas mais periféricas e da importância da formação continuada dos professores. “A mania da privatização tomou conta da administração municipal”, disse Requião.

Requião seguiu falando em educação com Andrea Caldas. Ela defendeu o investimento nos profissionais da área. “Se a gente gasta em equipamentos e economiza em formação profissional e valorização dos profissionais, não resolve a educação”, disse ela.

Em seguida, os candidatos fizeram suas considerações finais e o debate da Band Paraná foi encerrado.

Leia também: Segundo bloco do debate da Band repete temas do primeiro, mas dá destaque à educação