Deputada Ana Júlia (PT) entra em acordo com líder do governo e secretário de Educação vai à Assembleia como convidado

Martha Feldens
Ana Júlia e Hussein Bakri

Ana Júlia e Hussein Bakri. Foto: Valdir Amaral/Alep

Após um acordo entre a deputada Ana Júlia Ribeiro (PT) e a liderança do governo na Assembleia Legislativa, o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, deve ir como convidado dar explicações sobre a privatização nas escolas e denúncias de perseguições a educadores para os deputados da Comissão de Educação do legislativo.

Na segunda-feira (10), a deputada protocolou um requerimento convocando o secretário. A convocação foi assinada por toda bancada de oposição, mas não chegou a ser votado. Nesta terça (11), houve acordo com o líder do governo, Hussein Bakri (PSD) para a participação do secretário no formato de convite.

“A participação do secretário, ainda que tardia e depois da aprovação da privatização da educação, é fundamental. São muitas questões e ele tem muito a explicar a sociedade sobre esse projeto tão danoso para a nossa educação. Queremos indagá-lo, ainda, sobre a perseguição a professores, bem como sobre o sigilo nos documentos da secretaria”, disse a deputada.

Hussein Bakri, que também é presidente da Comissão de Educação, disse que o secretário Roni Miranda concordou em falar aos deputados. “Não existe aqui a tradição de convocar os secretários. Por isso, conversamos com a deputada para que a convocação se transformasse em convite”, disse Bakri aos jornalistas.

Leia também: Deltan diz que STF está “em lua de mel com o governo”